Oratória do SETEB 2011. ICNV.CG

...


Poderíamos começar nossa oratória com 2 Timóteo 3:16: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para contestar, para corrigir, para instruir em justiça” Ou com Marcos 12:24 “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?” Quem sabe com a oração que o próprio Jesus fazia a Deus em João 17:17 “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” Mas fiquemos com Jo 5:39 “Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.”

Examinando as Escrituras vemos que Deus, todo o tempo, se preocupava em dar confiabilidade de Sua Palavra. Era Deus querendo dizer: “Talvez por homens vocês sejam enganados e se afastem de mim, mas por mim não...” Jesus queria nos alertar. Deus se preocupou com cada detalhe... Pela Bíblia podemos conhecer Deus: O Pai, O Filho e o Espírito Santo. Podemos conhecer a Sua vontade. Conhecer a natureza e como tudo se comporta. E até mesmo o próprio homem. Podemos saber da origem de tudo no livro de Gênesis... A soberania de Deus no livro de Jó... E como nos assemelhamos tantas vezes com as indagações que Jó fez... Podemos conhecer os sentimentos de Deus no livro de Oséias: amor, ciúmes, raiva, ira e novamente amor... A graça de Deus e os possíveis questionamentos que o homem pode vir a fazer tão bem explicada no livro de Romanos... Ou talvez devêssemos observar a vida no livro de Eclesiastes... E que glória será no céu e na terra se chegarmos a mesma conclusão que ele chegou depois de observar a vida debaixo do sol. E olha que era uma busca pela felicidade...

Meus irmãos, Deus não mentiu. Ele não disse que seria fácil. Mas ao confiar em Sua Palavra, como de fato é confiável, descansamos, porque Ele também falou em João 16:22 que chegará um dia em que nosso coração se encherá de uma alegria que ninguém poderá tirar.

Mas porque seria tão difícil assim? Porque temos um chamado! Deus nos chamou para aprender mais sobre Ele (Conhecê-lo). Também para aprender mais sobre sua Palavra e, definitivamente, não foi para nos provar a cada dia que somos filhos de Deus e que teremos todas as bênçãos, inclusive a salvação. Isto nós já cremos. Ou pelo menos deveríamos crer! Ser um cristão maduro é saber que Deus me amou para que eu pudesse amar e levar essa Palavra a outras pessoas: a pessoas que ainda não conhecem Deus ou aos fracos na fé, para ensiná-los. E é aí onde tudo se torna difícil. O mundo está contra nós. Devemos amar quem nos odeia e orar por quem nos calunia. Isto não é fácil. Mas é quando seremos bem aventurados. É mais fácil se calar para não se envolver. Mas onde o silêncio prevalecer no meio da mentira, A VERDADE não ecoará, mentes não serão libertas, vidas não serão salvas!

Deus diz: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” (Rm 10: 13-15) “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10:17). Nossa missão é falar. O Espírito Santo convence. E os filhos de Deus reconhecerão a sua voz e o seguirão! (João 10:27).

O AMOR... O amor por Deus deve ser o caminho para buscarmos conhecê-lo e termos relacionamento com Ele. O amor pelos outros deve ser o caminho para buscarmos os dons do Espírito Santo (1 Co 12:31 e 1 Co 13) que serão usados para edificação dos outros, da igreja, e consequentemente de cada um de nós.

É certo que Deus fará a sua vontade. Quer queiramos ou não... Sejamos servos que agradem o coração de Deus e que o adorem em Espírito e em verdade. Sejamos servos de Deus, mesmo quando formos empregados ou patrões, pais ou filhos, professores ou alunos, pastores ou membros, políticos ou doutores. Quando estivermos em casa ou na igreja, acompanhados ou sozinhos, na luz ou no oculto. Porque d’Ele e por Ele e para Ele são todas as coisas.


A Ele, a glória para sempre! Amém!

Por: Érica Patricia dos Santos Brasil


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?