Como provar a alguém que Deus existe


Desde já peço um pouco de paciência pelo longo texto. Meu objetivo é detalhar e, passo a passo, construir um raciocínio.  Sabendo que não é por argumentos humanos que se convence alguém. Quem convence é o Espírito Santo.  Mas que Ele pediu para respondermos com mansidão e temor a quem nos pedir razão da Esperança que há em nós (1 Pedro 3:15). Então, que sejamos servos nas mãos de Deus para glorificar o Seu Nome.

Geralmente, as pessoas que não acreditam em Deus são as que confiam apenas no que a ciência pode comprovar, no que se pode ver e tocar.

Sabendo da existência de vários mitos e heresias, como provar a existência de Deus? Um ser que não pode ser visto, não pode ser tocado, nem se prova a existência dele em experiências de laboratório. Mas pode ser sentido e é tão real quanto qualquer pedaço de madeira que possamos ver e tocar...
          Somos feitos de corpo (físico), alma e Espírito. Vejamos isso no decorrer de nosso estudo.
Primeiramente, sabemos que não existe nenhuma criação sem um criador. Nem na ciência. Há uma frase que gosto muito, é de Benjamin Franklin: “Dizer que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que o dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia”.
Todos os cientistas e pesquisadores demonstram, provam, experimentam e criam coisas que já existe na natureza. E, para transformar também precisa de alguém à frente. Na teoria da criação, por exemplo, fato  estudado há tantos anos, mesmo que tenha sido gerada uma vida (o que há controvérsias), essa vida por si só não conseguiu sobreviver. Como explicar o fato de existirmos sem alguém para cuidar de nós? Alimentar-nos e nos ensinar tantas coisas? Como pode, pela ciência, mesmo que em bilhões de anos, minúsculos seres vivos se transformarem em tantas espécies diferentes? A começar das diferenças entre vegetais e animais?
Então uma “bola” explodiu, houve reações químicas e surgiu a vida de uma “ameba” e essa ameba, hora se desenvolveu para ser uma plantinha e hora para ser animaizinhos os quais foram sofrendo mutações e da mesma ameba surgiram milhares de espécies de seres vivos diferentes...? E elas ainda continuam existindo? Porém, em laboratório não sobrevivem muito tempo (que tal se deixasse no meio ambiente e observasse?). Os pequenos seres que encontramos na natureza no nosso dia-a-dia geralmente têm um curto período de vida e não vemos nenhuma espécie se transformando em outra com o passar dos anos. Se assim fosse, encontraríamos alguns seres bem antigos ainda se evoluindo... O detalhe está em se evoluir para se transformar em outro ser, como por exemplo, um ser se transformando ora em macaco ora em homem, afinal "eles vieram de um mesmo ascendente, o símio". Se os seres daquela época eram fortes o suficiente para irem se adaptando, sofrendo mutações e se transformando SOZINHOS, com certeza ainda existiria hoje. No entanto, o que vemos é que árvore continua sendo árvore, o homem só surge se for gerado e nascido de mulher e assim todos os outros seres só provêm do ser da mesma espécie. Existem os seres aquáticos, terrestres e os que voam. Ninguém nunca viu um peixe vivendo fora d’água ou um elefante voando.
Todas as coisas na natureza têm uma harmonia. Seres vivos têm organismo com órgãos que se interligam e exercem cada um sua função. Se um falhar, todo o resto do corpo reage e também não fica bem. Gerações e gerações de homens com impressões digitais diferentes, com fisionomias diferentes e DNAs diferentes e tudo isso foi obra do acaso? Ervilha é ervilha, melancia é melancia, macaco é macaco e homem é homem.
Vejo os detalhes de cada obra criada e penso como pode não ter um criador. A variedade de formas, cores e espécies. Como tudo se comporta de forma harmoniosa. Um cachorro late aqui ou em qualquer outro país, um gato mia e tem a mesma fisionomia aqui ou em outro país, porém os humanos falam outras línguas, assim como descrito em Gênesis 10 e 11. Um homem  pode aprender a língua de outro homem fora de sua nação, mas o único outro animal que apenas repete o que se fala em outra língua é o papagaio.
Quem criou tudo foi Deus, cada espécie de ser vivo, com cada particularidade. Semelhanças, existe entre algumas espécies, mas cada um é único e semelhante, às vezes, dentro de sua espécie. Ou seja, todos os cachorros são peludos, latem e tem 4 patas. Mas, os gatos, apesar de terem 4 patas e serem peludos, miam. Só o homem possui a inteligência, o raciocínio de criar, inventar, transformar coisas em sua volta para melhorar condições de vida, de REALIZAR CÁLCULOS MATEMÁTICOS, de explicar fenômenos da natureza fisicamente, de estudar, ler etc. É assim porque Deus quis assim.
O cientista alemão Werner Gitt, escreveu a teoria da informação, que fala que “uma informação só pode vir de uma fonte que já contenha informação”. Ou seja, pensemos num pendrive. Ele está vazio. Para que ele se encha de informação é necessário que salvemos arquivos de um computador ou de alguma fonte que já tenha informação. Neste caso temos também a informação virtual, ou seja, a informação não tem massa, não pesa. O pendrive vazio ou cheio de informação pesa a mesma coisa.
Alguém pode até achar um computador no meio do mato todo quebrado e consertar. Mas para achar, precisa alguém ter deixado lá. E depois de consertado percebemos pelas suas funções que alguém muito inteligente o criou. E que para ser consertado também precisou de alguém. Na verdade o homem só transforma aquilo que já existe na natureza.
Dia desses, fiquei observando e me alegrei com a perfeição de simetria do desenho das asas de uma borboleta. Quem a fez foi um ser muito detalhista e inteligente! Deus! Tudo que Ele criou é de uma harmonia e criatividade incrível! E Ele criou tudo assim para a partir de sua criação tivéssemos condição de perceber que alguém inteligente está por trás disso. Falando nisso, de onde será que vem a nossa inteligência...? E nossos pensamentos...?
Nossos pensamentos... Médico pode fazer todo tipo de análise e checar tudo fisicamente e psicologicamente. Mas nunca ninguém saberá o que está pensando se você não verbalizar. E de onde vem essa informação? A nossa inteligência? O “click” para resolver uma questão ainda não solucionada ou para criar algo novo? As lembranças guardadas na memória? Coisas tão subjetivas, mas real.
Pensemos quem calculou a distância entre o sol e a terra ou quem coloca a mão para que as ondas do mar não avance. Quem sabe refletir sobre quem criou a força que nos segura no chão ( a gravidade) ou aquela que não nos joga pra longe quando fazemos uma curva (centrípeta). Acho que não foi nenhum ser humano... o Cientista que criou todas essas coisas chama-se Deus ou “Eu Sou” ou “Senhor” como Ele gosta de ser chamado e conhecido. Podemos pensar sobre o que seria a ciência e sobre quem criou a ciência e deu capacidade e inteligência aos cientistas de estudar e descobrir novas fórmulas, métodos e remédios, por exemplo. Ninguém se admira que o antídoto para o veneno da cobra é feito com o próprio veneno? Não seria alguém querendo dizer: "Se Eu quiser, mata. Se eu quiser, cura". "De onde eu quero sai água, e de onde quero, fogo."?
Além de tudo isso, ainda temos cientificamente, o argumento da contingência, que diz: “Deus não só criou todas as coisas. Ele criou, sustenta e mantém.” Observe a natureza quando fizer uma viagem, por exemplo, quem plantou todas essas árvores e quem cuida delas para que continuem existindo? Mais profundamente, observem uma flor como um Lírio ou uma Violeta, observem a perfeição de detalhes e cores e o mesmo desenho é feito na flor daqui ou na flor do outro lado da cidade ou do país ou do mundo (claro, tratando-se da mesma flor).
Que tal ler algo que foi escrito a milhares de anos atrás? Isaías 40:22; Jó 26:7; Jó 38 a 41. Entre tantos outros textos bíblicos...
Segundo, como explicar os sentimentos que são sentidos por causa do nosso sistema nervoso? Ou seja, podemos sentir dor se nos queimarmos, nos cortarmos, se quebrarmos um braço, ou até mesmo numa profunda saudade de alguém. Mas de onde vem essa dor? Por que sentimos dor? Poderíamos não sentir. Onde se sente sentimentos como o amor, a raiva, a alegria, saudade, tristeza, angústia, medo? Não é explicado pelo sistema nervoso. E mesmo que seja hormônios e reações do cérebro, como se explica o SENTIMENTO? O SENTIR essas sensações? Como explicar as atrações (empatia e antipatia, paixão, desejo) entra as pessoas? A ciência explica que são reações do cérebro e combinações químicas no cérebro, que a paixão pode durar 3 anos, mas acho que ela inverte os papéis. Por causa do sentimento é que o cérebro reage, pois todos esses sentimentos provêm da alma.
Alma é um termo que deriva do latim “anima”; que se refere ao princípio que dá movimento ao que é vivo; o que é animado; o que faz mover. Parte imaterial do ser humano. Dela se deriva as palavras animal, animador.
Podemos pensar ainda que é verdade, podemos ver e tocar a maioria das coisas. Assim não teremos dúvida de sua existência. Podemos combinar elementos químicos em laboratório que nem vemos a olhos nus e até transformar-mos em outros elementos que pode ser visto e assim provamos sua existência. Mas, e o vento? E o ar? Não podemos ver nem tocar, mas sentimos e sabemos que ele existe. É invisível, mas é real. Comprima o êmbolo de uma seringa e tampe a saída de ar! Lá estará o ar! Invisível! Mas real! Assim é Deus! E quem anda com o Espírito Santo dentro de si, o sente dessa mesma forma. Cheio do Espírito Santo. Mas só experimenta quem crê. Essa é a condição do Criador.
Mais profundamente, temos as profecias bíblicas. Profecias que são diferentes de previsões. Falar que o nível do mar vai aumentar “tantos metros” em “tantos anos” ou que a temperatura da terra vai subir “tantos graus” é previsão. Mas na Bíblia existem mais de 950 profecias e mais de 500 já foram comprovadamente cumpridas. Existem achados históricos: documentos, escritos, objetos, lugares e túmulos de pessoas citadas na Bíblia, muitos documentos que comprovam a veracidade da Sagrada Escritura. Isso também é científico (Arqueologia).
Mas, como a ciência provaria um homem adivinhar que coisas, talvez impossíveis aos nossos olhos, fossem acontecer? Como, milhares de anos antes (Isaías 7:14) alguém profetiza que uma mulher iria engravidar sem ter tido nenhuma relação sexual ou intimidade com um homem e, realmente, após anos, isso acontecer? Isaías 9:6, comprovadamente escrito antes de Jesus vir, fala no nascimento de Cristo. Talvez ninguém acreditasse que Maria realmente fosse virgem se não tivesse sido profetizado que ela daria à luz o Filho de Deus, o Senhor. O que viria para dar testemunho de Deus perante os homens. Talvez também ninguém acreditasse que essa profecia se cumpriu (Lc 1:27-35; Mt 1:18-25; Gl 4:4) se Jesus não tivesse sido puro, obedecido todas as leis. Ele não errou. Ele não pecou em momento algum (Lc 24:44). Ele não transgrediu nenhuma lei, nem as humanas. Sabia na ponta da língua todos os (seus próprios) mandamentos e superou qualquer autoridade que ousou desafiá-lo sem desacato, mas com respostas que faziam muitos passarem a crer. Porque Ele já sabia que viria e o mundo não o reconheceria... 
O mundo viu Ele realizar milagres sem precisar da medicina, instantaneamente, apenas com uma ordem, apenas com o pensamento. Ele não buscou seus interesses mas os dos outros (os nossos). “Vai, tua fé te salvou” “tua fé te curou”... Mais de 2000 anos depois temos milhares de testemunhas da sua vinda, das suas palavras, dos seus milagres que ainda hoje se faz real, da experiência pessoal com Ele. Pessoas que foram e são curadas de doenças, muitas vezes, sofridas por anos: depressão, câncer, complexo de inferioridade, e não foi psicologia nem medicina, foi uma ordem! Foi Deus! E nunca mais a pessoa se sentiu da mesma forma. Foi realmente libertada e curada. João 14:10-12
Deus se revela aos que crêem, é uma condição dEle. 1 Coríntios 2:14-16.  Mas muitas vezes se faz conhecer pelos que o perseguem (história de Paulo-Atos 9:1-18) ou até mesmo aos que, mesmo estando com Ele, duvidavam de sua ressurreição (Eis o Espírito!) como Tomé (João 20:24-29). Ainda temos os espíritos que entram em humanos e imitam voz, jeito, escrita de pessoas que já morreram. Ou seja, o espírito do mal. O Diabo. Ele também existe. Vários casos de exorcismos já foram divulgados, pessoas endemoniadas.  O espírito do mal entrou nelas.
O Espírito Santo dá o discernimento ao homem, a capacidade de julgar e reconhecer o bem e o mal. Nenhum outro ser vivo tem essa capacidade. Todos os outros agem por instinto. O Espírito Santo encaminha a pessoa pro bom caminho: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” João 14:6.
E o espírito do mal ou do engano leva a pessoa pra morte espiritual: o diabo, o pai da mentira (Jo 8:44-47)
Deus mostra a sua soberania, mostra que tudo foi criado por Ele e para Ele (Marcos 4:37-41) e assim como muitos cientistas criam e destroem tantas coisas ou mesmo qualquer um de nós; assim também Deus tem o poder de dar e tirar porque somos obra dele. Tudo na natureza é obra dele. Nosso corpo, sem alma, sem Espírito vira pó na terra. Mas infelizmente o mundo não o reconhece. Muitos pais, até mesmo os mais descrentes, querem o amor e respeito dos filhos. Exigem isso! No entanto, não reconhecem Deus, Pai de todos, e se ferem tanto quando um filho os rejeita. Ou até mesmo quando qualquer pessoa trata mal e ignora. Talvez seja porque somos os únicos seres criados para amar, honrar, glorificar e adorar o criador de tudo: Deus! E assim ferimos Seu coração quando nos recusamos a fazê-lo. Mas Deus continua a amar mesmo assim... Como um Pai... Ele é o próprio Amor.
O fato de não entendermos ou não conseguimos explicar o seu físico, não prova que Deus não existe. Lembremos do ar comprimido no êmbolo de uma seringa. Invisível, mas real. Deus existe. Há evidências de sua existência. Ou até mesmo, provas concretas!

Para crer é preciso ouvir falar a seu respeito (Rm 10:13-14). É preciso querer conhecer, estudar a Bíblia que é Sua testemunha. É preciso analisar sim, sabendo que a Bíblia não é só um livro ou só um capítulo, mas ela toda se complementa, se explica e dar testemunho de Deus (João 5:39). É preciso quebrantar o coração e mesmo, sem fé, assim como Tomé, dizer: “Jesus, eu não creio, mas se revela a mim.”

Por que não duvidar do que alguns cientistas ou pessoas falam contra a existência de Deus? Tantas teorias criadas por eles já foram derrubadas (Michael Beghe derrubou a teoria da Evolução. O que consequentemente deixa de ser teoria e passa a ser hipótese, inclusive derrubada. Mas as escolas continuam ensinando uma hipótese refutada). Esta é uma delas. Deus existe. É único. Real. É o mesmo ontem, hoje e sempre e mesmo que muitos não O reconheçam, Ele continuará existindo e amando os seus filhos, esperando ser amado e reconhecido por eles também. Oséias 4:2-6 e Oséias 11. E mesmo para os que insistirem em não acreditar, Ele voltará e todo joelho se dobrará perante Ele ( Filipenses 2:10; Romanos 14:11; Isaías 45:23).
O cientista ateu nunca explicará o sopro que deu a vida, porque não quer reconhecer Deus e Deus é a própria vida. Lendo a Bíblia, encontraremos respostas para muitas dúvidas e não tem como algo tão perfeito ter sido criado ou inventado da cabeça de um homem que é ser imperfeito e limitado.
A verdade é que para que se cumpra a Verdade, a Bíblia, Deus diz: “Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.” Isaías 1:2. O homem nasceu separado de Deus. Deus enviou seu único Filho, Jesus, para morrer por nossos delitos e pecados e para que todo aquele que nEle crer, não perecer mas ter a vida eterna ( Jo 3:16) e a comunhão com Ele restaurada. Comunhão esta desfeita por intermédio da desobediência e falta de confiança dos primeiros seres humanos criados e amados por Deus: Adão e Eva (Gn 2:16.17 e Gn 3:1-5). E Deus é tão bondoso que ainda diz: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” Jo 6:37.
O diabo é o pai da mentira. Ele nega a Jesus (João 8:44-47). Só as pessoas que crêem em Deus, que são tementes e tentam obedecer a Sua Palavra são os que muitas vezes experimentam o agir do mal. Porque só nós conseguimos discernir. Porque Deus não faz mal algum a ninguém e o diabo não vai perseguir nem tentar destruir quem já está fazendo a vontade dele. Esta é a falsa paz de quem nega a Jesus (ou às vezes se omite e silencia), de quem não reconhece Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas e confessa isso diante dos homens para honrar e engrandecer o nome de Deus (Romanos 10:8-15). A prova disso, infelizmente só se dará para quem continuar a não crer depois que morrer nesta vida. Para quem crer, a fé já basta.

E, depois de crer...? Aí tem que buscar conhecê-lO, amá-lO e tem que obedecer...

Mas isso é outro capítulo.*.. (João 14:21)

Só através do Espirito Santo, muitos vão poder entender e acreditar nesse texto. Por isso, que o Espírito Santo se faça presente e ilumine sua mente e que, se você ainda não é, que seja nova criatura em Cristo Jesus.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação"   2 Coríntios 5:17-18

Honra e Glória ao Senhor.

Por:Érica Patricia dos Santos Brasil

* Texto já escrito no blog com o título "O verdadeiro amor por Deus "

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?