E a Esperança não confunde...

E Ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: 
__ Mestre, não se te dá que pereçamos?
E Ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: 
__Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.
Marcos 4:38-39


Há quanto tempo não dedico um tempinho para escrever aqui. Deus é Bondoso e fala conosco todos os dias. Inclusive numa nuvem que nos protege daquele sol quente. Ele é Protetor.

"Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som;  no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo." Sl 19:3-4

A graça e a paz do Senhor a você que sentiu a curiosidade de saber de que se trata este texto. Que a bondade do Senhor também te alcance e Ele possa te fazer muito bem. Amém.

Há muitas coisas no meu dia a dia que seria bom compartilhar. Estava conversando com uma pessoa e perguntei: 
__ O que é esperança para você?
__ É a última que morre! Rs
__ Engraçadinha. Falando sério. Primeiro que a esperança não morre. Mas não quero falar disso agora. Como você definiria esperança?
Pensou um pouco e falou:
__ Vem de Deus!
__ Hum. Difícil definir, não é? 

Ok vamos lá. Vou tentar falar algo para você. Primeiro,  esperança vem de esperar. Geralmente está ligado a algo que esperamos que se transforme de uma situação atual. Certo? Ou seja, um desejo de que alguma situação se transforme. Que alguma coisa aconteça. Claro que para melhor. Pois ninguém espera que algo aconteça de pior. Isto se chamaria frustração e fatalidade. Mas eu vou tentar te mostrar o que é de fato ESPERANÇA.

01) Esperança é aquele homem, em João 5, que mesmo 38 anos paralítico, não se conformou com sua situação indo até o tanque de Betesda para ver se ficava curado.

02) Esperança é aquela mulher, em Marcos 5:25... Que lutou 12 anos, sem desanimar, para ficar curada de uma hemorragia que a paralisava e a excluía da sociedade.

03) Esperança é ainda mais aquele aleijado, em Lucas 5, que subiu num telhado por acreditar que entre o sim, o não e o talvez, mas basta lutar pelo “sim”

04) É ver o Mestre dormindo e não exitar em clamar para que Ele venha te salvar, como em Marcos 4:38-39.

05) Ou ainda aquele cego em Jericó, em Lucas 18, como também o chefe da sinagoga, em Marcos 5, que não deram ouvidos a quem dizia o contrário daquilo que eles tanto almejavam obter.

Ah, a esperança...


Isto me lembra um versículo em Romanos 12 que Deus diz:
“E não vos conformeis com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rom 12:2


Pelo dicionário do Aurélio:
Esperança:
1 Disposição do espírito que induz a esperar 
que uma coisa se há de realizar ou suceder.
2 Expectativa.
3 Coisa que se espera.
4 Confiança.





E qual seria o contrário de esperança? Conformidade. Costume.
Aquele que já não espera mais nada e está vivendo como a vida quer levar porque não acredita mais em nenhuma mudança ou já se acostumou com uma situação. E, vou concordar contigo. Não é fácil acreditar, olhando para a situação, para todos os empecilhos ao redor e em como as coisas de fato são difíceis. Mas! Você pode projetar uma vida pensando assim ou pode decidir nadar ou remar ou correr ou andar rumo a uma chance de que algo de diferente aconteça. Ok. Não tente voar rs.

Porém, tudo fica extremamente mais fácil quando descobrimos de onde vem esta motivação que nos impulsiona todos os dias. Se conseguir meditar por um tempo, verá que a frase correta é de Quem vem. Não tem jeito, há um Sujeito. A explicação é sempre Ele: o Criador do visível e do invisível. Ou seja, também dos nossos sentimentos. Jesus Cristo.

“Porque nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele." Colos 1:16

Analisar sobre quem é Jesus, primeiro, nos faz descansar. Depois, enche nosso coração de esperança. As suas misericórdias sobre cada um de nós é tanta que a Bíblia é uma grande mensagem de esperança para os que estão nEle e de espanto para os que estão contra Ele. Sim, isso de fato alegra. E pessoas alegres jamais se conformam com uma má situação, embora não murmure e embora saiba que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Ela traz a memória as tantas coisas que já venceu, o quanto Deus já abençoou, ela tem um coração grato e sabe, ela sabe tudo o que o Senhor já fez na vida de todas aquelas pessoas da Bíblia, somente por compaixão e misericórdia. O que fez na vida das pessoas ao seu redor e em sua própria vida. E ainda mais QUEM ELE É! E que Ele vive! Melhor: que não mudou. É o mesmo de ontem e será para sempre.





“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” Lm 3:21-23

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.”
Heb 13:8




Então, lá estamos nós, descansando de novo, e renovando nossa esperança de novo. Só porque Jesus está trazendo a nossa memória aquilo que pode nos dá esperança. A primeira é que nada merecemos. Mas a segunda é que Ele é misericordioso e nos agracia com tanto e tanto. A começar do sol que nasce e se põe todos os dias sem atrasar 1 minuto.


Posso te dizer uma coisa? Só entre nós. Minha família já foi bem diferente do que ela é. Já fomos pessoas céticas em que nem se ouvia falar em Deus em casa. Já rolou festas aqui que eu não poderia frequentar e tantas outras coisas que nem quero comentar. Quando Jesus entrou na nossa história uma batalha começou, mas com vitória. Vivemos um tempo hoje que seria impossível aos nossos olhos a um tempo atrás. Não tenha dúvida que um tempo muito melhor. Dizem que em toda transformação há uma revolução. Existe até aquela comparação com a larva e a borboleta. Eu sei que entre o “não”, o “sim” e o “talvez”, lutar pelo “sim” pode te dar um novo ânimo, independente da resposta. Sabendo que em toda batalha, a vitória pertence a Deus.


“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Filipenses 2:13

A glória continua sendo dEle!

Animar-se em busca de algo e não se entregar a uma má situação pode te trazer alegrias que talvez você nem imaginasse viver. Traga a memória: aquelas pessoas citadas acima obtiveram a concretização de seus sonhos e de suas esperanças. Coisas que talvez não conseguissem se não cressem que a nossa Esperança é Jesus. Então, ainda diante da morte, Ele está lá para nos receber de braços abertos para um Lugar onde não será mais necessário nem fé nem esperança, e onde o amor reinará para sempre. Toda luta cessará. Só gozo e paz e alegria. Momentos que ainda nossa mente nem sequer consegue imaginar ( 1 Co 2:9).


Pois é, esperança tem muito a ver com fé. Ir em busca daquilo que se não vê, pode te surpreender,
te dando a alegria de ver acontecer! Por isto, anima-te! Um sonho começa na mente, a esperança no coração e a fé nos pés e nas mãos. O Senhor vá adiante de Ti. Faz toda diferença.  Não se envergonhe de clamar, Ele bem sabe que precisas. E se alegra se reconheceres. Teria muito mais para falar sobre esperança, mas fiquemos por aqui. Que ela sempre faça você sorrir.



“Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.” Is 41:13

“Ajuda-me, ó Senhor meu Deus, salva-me segundo a tua misericórdia. Para que saibam que esta é a tua mão, e que tu, Senhor, o fizeste." Sal 109:26-27

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança...”
Rom 5:3-5






Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Rom 15:13


Resta-nos dizer: 
__ AMÉM!!!

Tomara estejas pronto(a) para deixar de só observar e contar a história de outros;
Tomara estejas pronto(a) para viver e contar a tua própria história. Com Jesus.


Honras, louvor e glória ao Autor da minha fé, da minha  esperança e do meu amor.
Por: Érica Patricia dos Santos Brasil






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?