Lei e Graça. Em 10 tópicos.




A Lei, peso, jugo, fardo, desespero, dor, choro
&
A Graça, alívio, suavidade, leveza, refrigério, cura, consolo

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Jeremias 31:33

Diante de tantos pensamentos, podemos falar assim?
__ Esta é a minha visão. Opinião. Resumidamente, em tópicos. Que o Espírito Santo esteja conosco nos ensinando e nos fazendo lembrar de tudo o que Jesus nos ensinou. Amém.

Penso o que acontece desde os primórdios dos tempos. Não só em palavras, mas em poder. A Palavra de Deus é Poder. "...a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada." 1 Pedro 1:25


01)
Ninguém cumpre a lei. Autoridades burlam leis. Justamente os que a conhecem minuciosamente. Conhece aquele policial que usa as técnicas que aprendeu para se beneficiar e se defender? Ou advogado, psicólogo, pastor; qualquer área profissional, na verdade. Ou, ainda, pai e mãe quando fez as coisas e coloca a culpa na criança? A minha indignação diz que Deus não fica contente. Isaías 28 me respalda. Tiago 2 me confronta.


02)
Maior parte dos adultos ensinam e castigam crianças não porque acreditam no "correto", mas pela sede do poder.
Seria aquele patrão que ensinou o funcionário a roubar clientes, mas demite o funcionário por roubá-lo. Por aí. Não deveria apertar a mão e se tornar amigo? Não foi ele próprio que ensinou? Mas a Palavra de Deus ensina, em poder, a indignação do patrão. Ele não foi feito só de razão, a alma dele não aceita. A lei impressa no coração. A Palavra de Deus ensinar que deve o funcionário dizer "não" ao patrão ainda que perca o emprego. Está na lei do amor ao próximo. E no dizer "não", à cobiça do coração. Ou... vamos todos praticar o que os que praticam, ensinam, e iríamos ver no que ia dar. Todo teólogo sabe a que tempos voltaríamos. Ou estamos? Na casa de muitos e muitos estabelecimentos ainda é "tenda de perversidade" e o salmista fala: "Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade." Salmos 84:10 Se há diferença entre tenda de perversidade e átrios do Senhor, é porque a lei nos mostra o que é perverso e o que é um novo coração.



03)
A salvação continua pela fé. Mas é a fé em Jesus, em Deus. Não em si mesmo. "A ofensa do outro me dói e eu quero justiça". "Minha ofensa é justificável e eu quero misericórdia". Hebreus 13 e Prov 3 diz que devemos confiar mais nele que em nós, Ele jamais nos abandonará.


04)
Nossa alma sabe que há ofensas mais graves que outras. Embora a ofensa sempre quebre confiança e cause um pouco de separação. A lei foi impressa em nosso coração. Causar dissensão, facção, discórdia é pecado. Isto não para o ofendido, mas para o ofensor. Para Deus não há pecadinho nem pecadão. Nós não somos Deus. Um coração quebrantado e contrito pode alcançar misericórdia. A vontade de Deus é que sejamos um com o irmão, em plena comunhão. João 17.


05)
Se há um coração quebrantado e contrito diante do pecado, então há arrependimento. "Não farei mais". Lucas 19 dá exemplo. Ou João 8. Já João 5 mostra uma vítima de uma situação. E Lucas 7 mostra um favor a quem nem pensava em pedi-lo.


06)
Portanto, Jesus é Salvador de ofensores(pecadores/arrependidos), mas Deus também é Deus de ofendidos! Às vezes só o afastar pode trazer solução. Precisamos ver os casos que pode haver reparação. Orar para que haja perdão COM reconciliação. O AMOR AO OUTRO NEM SE FALA NA QUESTÃO? Confessar pecados é poder ser constrangido, mas é onde está a verdade do amor para comunhão. Tiago 5:16; 1 João 1.





07)
Amar a Deus sobre todas as coisas. Amar ao próximo como a si mesmo é o resumo de toda lei. Então debater muito sobre a lei é tapar os olhos para não confessar: "Eu não estou amando o meu irmão. Mas só a mim mesmo".
1 João 3 e 4.


08)
Vem, ó Consolador! Tira-nos da maldição da lei e nos dá o refrigério do Teu Reino e de Tua Justiça. Engrandece o Teu Nome, na Verdade. Amém!


09)
"Desvenda os nossos olhos, Deus, para que contemplemos as MARAVILHAS da tua lei" Amém. Sl 119.:18



De mãos dadas...



10)
"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço." João 15:10

Érica Patricia S. Brasil
23 de Fev de 2021

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?