Reflexao bíblica. Efésios 4:28.29

🗒Reflexao bíblica🗒

📜Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
Efésios 4:28

O v. 29 me faz pensar como falar neste versículo de forma a transmitir graça aos que ouvem.  Lidando com a verdade. Só orando para o Espírito Santo instruir o coração de quem ouve... então vem Espirito Santo. E fala com os teus. Instruindo na verdade e na vida.

"Aquele que furtava não furte mais" ... foi me ensinado que furtar é diferente de roubar. Furtar é fazer no silêncio, escondido, sem abordar, ameaçar ou usar de violência. Claro que entra aqui o roubar também. Precisamos mencionar?

O versículo fala em trabalhar para não furtar, e isso é digno e sabemos que honra aquele que não vai mais precisar esperar do outro, algo que precisa. Falo a alguns e oro, pois para um homem sei que é honroso comprar um carro com o seu próprio dinheiro. Casar e saber que vai poder sustentar sua família. Fazer num supermercado compras ou comprar aquele "tênis da hora". Para mulheres, o mesmo, aquele batom ou saia, uma Bíblia linda ou presentear a amiga; ir naquela viagem... são tantos os desejos sem ser necessidade... Então, que Deus abençoe patrões para que possam pagar salários dignos e abençoar com mais;  e capacite trabalhadores para as mais diversas funções.

Mas o versículo deixa uma lacuna, dá a entender que  quem tem a tendência para furtar fosse apenas os que tem necessidades financeiras.

Vemos a graça de Deus manifestada no ensino, a um povo que antes vivia nas trevas, mas agora é luz, no Senhor. Não está apoiando, nem mais condenando, mas incentivando a uma nova vida. Um revestir-se de novas vestes, de novas atitudes, como fala o próprio capítulo e Colossenses 3.

O furto vem, antes de tudo, de algo interior, vem de cobiçar. É não amar e não se preocupar com o outro. É egoísmo. É desesperar. É também invejar. Perceba quantos verbos ruins provém de uma só atitude. Isso deveria fazer alguém que deseja o Bem do Céu,  arrepender-se e orar.

Mas façamos uma pergunta.
Se a Palavra fala em trabalhar, para não cair nesta tentação, por que quem trabalha e lidar com muito dinheiro tem uma tendência enorme a roubar? 90%? Coloco 80% para não ser tão má.

Já ouviu a expressão "quem mais tem, mais deseja"?

Acaso os que ganham muito dinheiro e compram de quem tem muito dinheiro também não pode administrar o seu dinheiro justa e corretamente? Tem que ter sempre alguém que deseja o que o outro tem?

O Comércio e maior parte das pessoas que trabalham com cartões de crédito e financeiras não se convertem?

Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
(porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade)
Efésios 5:8,9

Desde que me entendo de gente, sou lesada. Creio que todos.  Viveríamos na justiça. Uma iniquidade ocultada e acostumada que muitos não se importam mais. Não são os R$3,00 ou R$ 0,10 de cada um no caixa. Nem aquelas continhas falsas em contas altas. É o intuito de levar vantagem e roubar de alguém e roubar alguém.  É o caráter falho na intenção de "se dar bem no fim do dia".

Conheci distante uma garota que trabalhou num multibank. Ela ria alto dizendo que o dinheiro no fim do mês, de trocos não devolvidos, dava para viajar e beber muito. Falava de politicos como "bem queria estar lá com eles". E era "gente como a gente". Resultado: ela me detestava. Me chamava de "patricinha" e nunca quis se aproximar de mim. Sem nunca eu ter feito nada a ela!

Isso vale um glória a Deus? Glórias  a Deus!

Mas também havia uma certeza entre os funcionários que era o dono quem mandava "assaltar" o multibank para receber o seguro que ele pagava... Me calo. Não tenho certeza.

Um tal de obedecer porque convém. Duvido se tirasse do salário deles, se "obedeceriam ordens superiores".
Sendo assim, patrões não deveriam apertar as mãos de funcionários quando os roubam? Não foram eles que ensinaram? Claro que isso é uma ironia e a resposta é NÃO.  Um mal não compensa outro mal.  Existem patrões honrosos e valorosos diante de Deus. Assim Ele mesmo testemunha sobre Jó ou Abraão. Já pensou porque Jesus escolhe um Médico chamado Lucas para com Ele andar? Visto que todos antes eram pecadores e alcançaram graça e misericórdia.

Glórias a Deus pelos retos na terra. Que podem ser alvo dos espertos e golpistas. Idosos que o digam. Coitados, às vezes nem sabem. Talvez seja Deus os polpando de dores nas decepções  de quem confia. Sabedores que também idosos praticam estes males.

Deus livre os dele de todas astucia do inimigo dele. Bem aventurado quem nEle confia. Diz a Palavra de Deus a todos os que creem.

(Não começa a parecer ingenuidade crer na Palavra, num mundo tão corrupto? Mas não é).
O nosso maior desafio é o versículo 29. Falar neste assunto de forma a transmitir graça a quem ouve. Não é nada fácil. Foi o que senti e me preocupei em exercitar. Agora vou orar, porque Deus sabe como está o meu coração. Uma coisa é certa. E eu comprovo. Ele jamais me abandonou.

Hebreus 13 menciona o que você  e eu podemos comprovar. Deus disse:
"Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei."
Hebreus 13:5

Não vou me estender. Apenas mencionar para incentivo do raciocinar, pensar. Mentir é roubar o direito da verdade de alguém e matar é roubar o direito de viver. Trair é roubar a confiança e tomar alguém do outro é roubar um amor. Exceto se não existe sentimento e é só conveniência. Ou se já é um roubo no próprio relacionamento. Dar, qualquer um pode dar, o que, quanto e a quem quiser. Atente, meus amados, não se permita ser abusado e assediado, financeiramente também. 

Ter um coração grato e desejar, sim, melhorar de vida, não é pecado. Deus pode dar graciosamente todas as coisas. E mais do que pedimos ou pensamos. Em toda riqueza e bênçãos espirtuais. Tudo é dEle e para Ele e vem por meio dEle. Mas você tem o direito de pedir e se contentar com sim e com não, sem perder a fé que Deus nunca vai abandonar. Ele é Pai. Ele é Deus e moverá corações seja num emprego, numa necessidade mais urgente ou em disposição de coração.

Obrigada, Deus, por tudo o que nos dás todos os dias, desde o nascer do sol até o lençol e a oração de relacionamento no fim do dia...

Aleluia!

Toda honra. Toda glória. Todo poder. Majestade, domínio e riquezas são tão somente teus, meu Lindo e Competente e Capacitado e Qualificado Criador. Meu Deus!

Por: Érica Patricia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?