Honra teus pais e mais!

⛲ Série. 7 dias. A Bíblia no dia a dia.


🔹️Dia 02.
📖 "Honra os teus pais."
"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome"
Mateus 6:9

✍️ Não quis deixar de escrever apesar da circunstancia no dia não favorecer. Acabo de escrever o texto, enquanto a casa entra e sai pessoas e eu me recuo um pouco para escrever. É uma forma de adorar. De engrandecer.
Dando continuidade da série "a Bíblia no dia a dia", encontramos esta bonita passagem em que Deus nos ensina a chamá-lO de Pai. Bem como nos pede para santificar o nome dele. 

🕊 Chamar Deus de Pai é relacionamento. É dependencia e filiação. É submissão e confiança. Assim como quando somos bebês e temos um pai que cuida de nós. Chamar Deus de Pai é para quando este pai na terra foi ausente e a referência foi olhar para homens ao teu redor onde dificilmente você encontrou alguém que te adotou de fato como pai.
Chamar Deus de pai é entender as correções.  Os sim's e os não 's para nossa proteção.
Mas também é olhar para a perfeição  e conseguir perdoar pais imperfeitos. Quando eles também tiveram carência neste aprendizado com o pai ou com o chamar Deus de Pai. É poder comparar e as vezes até ensinar que seus pais podem e devem melhorar.
É poder ser grato e contemplar tudo o que Deus nos deu, inclusive pais e alimento, remédios e todo o cuidado. Toda a provisão. Que vem através de quem está conosco.
💗 É um versiculo rico em extrair aprendizados sobre relacionamento com os pais e tratamento nas emoções. 
Tendo ou não tendo pai, todos nós sabemos da carência na alma, desta dependencia e da gratidão em toda provisão.

🐦 Santificar o nome de Deus, sendo Ele já santo, é contemplar. Elogiar. Reconhecer. Engrandecer. É agradecer e DEMONSTRAR. Continua sendo relacionar.
👨‍👩‍👧‍👦 Então você cresce e os parentes começam a contar sua história  e tudo que seus pais fizeram só para que você pudesse existir e sobreviver.  Estar ali. Mas não só isso. Você percebe que dia e noite eles continuam trabalhando por você e para você. E se você tem irmãos como eu tenho. Por todos os filhos. E isso te faz de fato maravilhar.
Ás vezes pergunto: como vocês conseguiram? Com quem aprenderam a fazer isso? E eles respondem: A vida sabe ensinar. Muitas vezes leigos ou distantes de Deus, nem foram ensinados ao Pai dos pais adorar. Santificar.
Como não entender toda pressão que sofreram só para que eu não sofresse? Como não perdoar os momentos que eles não conseguiram se conter ou me proteger? 

🌷 É poder dizer: 
"Papai admiro sua mansidão.  Mamãe a senhora faz um bolo como ninguém! Lembro da gente se arrumando para viajar e vocês sem esquecer nada de nenhum dos 8! O senhor é tão bonito. A senhora é tão linda." E isso faz eles sentirem recompensa por todo esforço. Não que esperem. Mas faz bem ouvir que um filho os valoriza por estarem ali.
Assim é Deus. Ele nos ensinou a falar em cada gesto dele a nós. Ao invés de menosprezar ou ser ingrato. Dizer palavras que o engradecem que o alegra. 

🎁 Vindo dAquele que é bem resolvido e sabe quem é. Que jamais nos faria mal algum. Nós sabemos que Ele está nos ensinando principios básicos de relacionamento. Com as primeiras pessoas do nosso nascimento e também estendendo aos outros que encontramos no caminho.

💞 Irmãos.  Professores. Tios. Avós. Médicos. Amigos. E para quem tem o privilégio, também pastores!

💌 Não tem outra forma de vir de Deus. É um coração cheio de contemplação de suas boas obras. De sua entrega total para que tivéssemos VIDA e esta, Ele garante, em abundancia (Aqui está João 10 de novo. Bem como os textos de sua morte e ressurreição. Mateus 26 a 28. E outros textos que demonstram o amor por sacrifício. Que parece que tanto necessitamos experimentar e reconhecer no outro. Diferente do egoismo).

💦 Portanto. Elogiemos as pessoas ao nosso redor. Reconheçamos qualidades de cada um. Nao desistamos de que alguém pode ser melhor. Mas perdoemos as imperfeições que em nós também habita.

📜 Se você leu este texto. Deus te faça transbordar de vida e coisas bonitas. Continuando no texto do Pai Nosso, livrando-nos de todo mal, externos ou que em nós há. Leia Filipenses 4 e veja porque talvez não desfrute dessa plena alegria.

A Bíblia é Luz. É testemunho.  É sabedoria.
A Deus honras glórias e louvores para sempre. Pelo Espirito Santo. Pelo Palavra. Pelos meus pais e todos os que me ajudaram a chegar até aqui e me ensinam todos os dias a ser sempre mais. Deus nos abençoe grandemente.
Ele nos pede para honrarmos nossos pais. Pede aos pais para educar os filhos no ensino do Senhor. É uma troca mutua de afetos e amor. Deus nos faça de fato crer e vivenciar.

Tem os Salmos 8. Mas podemos terminar com a oração completa do Pai Nosso. Façamos de coração inteiro em Deus. E tragamos ao nosso dia a dia. Por todos os dias. Amém.

🙌 "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!"
Mateus 6:6-13

💖 Eu amo cada detalhe do que a Bíblia nos ensina. Inclusive nos textos inclusos.

Uma boa Terça-feira. Para você  e sua família.

Louvemos.
🎶Como criança em tuas mãos.
🎶Me derramar. Dizer que és Formoso.




Por: Érica Patricia.
Honras e glórias somente a Deus.
11 de Fevereiro de 2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?