O Mundo dos Complexos

Bom dia. Que Deus nos abençoe mais este dia e que sejamos gratos por todo cuidado dele conosco. Amém.


Colossenses 2:3 diz: "Para que seus corações sejam animados, estando unidos em amor e enriquecidos de plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência"



Todos os anos na escola era uma diversão. Cadernos novos, lápis e borrachas e um monte de livros que meu pai e minha mãe faziam questão de encapar cada um. Meus e de mais cinco irmãos. Ano novo, amizades novas e antigas e muito a aprender.
Sabe o que ninguém nos ensinava? Que aquele lugar não era só lugar de ensino científicos. Estávamos aprendendo a nos relacionar. Saimos do pequeno mundo de nossa casa e vamos para um espaço maior para conhecer novas pessoas. A sabedoria de Deus me alegra porque Ele sabe como nos fez. E sabe o tempo necessário para nos adaptar e desenvolver sem virar traumas. Então vamos, cheios de medo; mas logo passa a ser tanta alegria que gostamos quando os pais demoram a ir buscar. Conviver com crianças é poder se ver um pouco neles em cada situação. Rever suas emoções, compreender as frustrações e por isso a paciência de que você já sabe como pode terminar, mas eles estão vivendo tudo a primeira vez. E às vezes eles nos surpreendem. Teimam em algo que os fazem crescer e serem melhor que nós. Graças a Deus.

Essa é uma das diferenças que vejo em quem já conhece a Bíblia toda. Em quem começa a manusear e aquelas pessoas que viviam aquilo pela primeira vez. O Caminho a Verdade e a Vida nos disse sabiamente para nEle andar. 
Na escola, caminhei, muito aprendi. Me estressei, estudando, fazendo provas, acertando e errando e que bom era a recuperação. Uma nova chance para mostrar que você poderia fazer melhor. Não lembro de não gostar de algum professor, graças a Deus. Mas sempre tem uns que marcam mais. Sempre fui diferente e os respeitava. Não gostava de alunos que zombavam deles. Parecia até que eu estava lá na frente e eu era pelo professor. Já cheguei a ver uma professora, amável e calma, sair da sala de aula chorando porque até brava ela era mansa; e os alunos a desafiavam. Pequenos seres com a maldade em si.

Não sei o que era, talvez hoje saiba. Mas eu era decidida. Fui amiga de uma menina até o dia que depois da aula ela me chamou para passar um trote. Nunca mais andei com ela. Mas não me intriguei. Eu era tão novinha, por que eu não ia com a maioria? Deus, em mim. Sempre fugindo do que era mal. Por isso fiz poucos amigos. Ainda assim os que fiz se pareciam pouco comigo.

Rsss lembro que uma colega planejou fugir com o namorado. Lá estava eu sem dormir querendo que ela desistisse da idéia. Orando a Deus. E! Lá vem Deus com o resultado: ele acabou o namoro e ela casou anos mais tarde, com outro rapaz o qual está muito bem, graças a Deus. Foi por pouco! Dentre as muitas loucuras que eu ouvia de conselho, graças ao meu bom Deus, não conseguia repassar. Era mais de cuidar. Hoje eu sei: assim como Ele cuidava de mim.


Vim saber depois de adulta que meu melhor amiguinho era apaixonado por mim. Rs. Ele era tão desinibido! Mas nunca teve coragem de declarar. Viva os mistérios do ser humano. Rs. Ele era lindo! Colava minha prova toda. Chegou até a puxar minha prova de mim e eu fiquei aperriada.  Acho que foi o dia que mais meus olhos cresceram rs de susto e medo. Onde estava o professor que não via isso? Rs Que bom é saber que tudo passa. Ah se tivermos sabedoria para saber que o suor deste dia , virou hoje risada. ... Como teria sido se ele tivesse se declarado? Quando me contou fiquei frustrada. "Por que não falou?" Rs. Mas eu também era tão tímida. Acho que teria fugido e teria perdido um ótimo amigo, que me acompanhou por vários anos na escola. Deus sabe o que faz! Hoje ele está casado com uma linda menina e muito feliz, graças a Deus. Mas como é bom termos história.



 Dentre todos os amigos e relacionamentos, acredite poderia contar varias histórias hilárias, lá estávamos nós nos enchendo de informações. E um belo dia de um belo mês num belo ano, chegou aquele professor estranho com aquela matéria (sim! Era matéria. Não era "disciplina", não) estranha nos ensinar algo muito estranho.

Como eu era muito atenta às aulas. Ouvi o que ele dizia com ansiedade. Resumindo era: Haviam achado a solução para raíz quadrada de números negativos. Pois sabemos que no Conjunto dos Reias (|R) (aleluia! No mundo real!) a raíz quadrada de um número é igual a outro número, cujo quadrado dele é igual aquele número na raíz quadrada.

Ou seja, raíz quadrada de X = Y se e somente se, Y ao quadrado (Y×Y) for igual a X. Saiba que, em Matemática, e outras áreas, X e Y é diferente de x e y. Assim como você não pode escrever a primeira letra de nomes próprios com letras minúsculas.

Se sabemos que todo número ao quadrado resulta em um número positivo, então seria impossível que X fosse um número negativo.

Mas o que foi que Deus disse? "Para mim não haverá impossíveis" rs E colocou alguém para aprofundar não num mundo real (|R) Mas em um mundo "imaginário" que chamaram de "Números Complexos" (|C), mas chamaram de i. E ele é escrito assim:
Mas o que seria a parte "imaginária"? Seria justamente a solução do imposssível. Dizer que a raíz quadrada de um número negativo se dar dessa forma: a+bi, sabendo que i é igual a raíz quadrada de -1.(z = a + bi).,   onde a é a parte real. E bi é a parte imaginária. a e b são números reais. Exemplo: z = 3 + 4i.

E foi onde chegou toda a minha frustração!
Dizer que a raíz quadrada de -1 é igual a uma letra i, é muito fácil. É como se pudéssemos pegar qualquer coisa e igualar a qualquer outra coisa! Volto eu para casa pensando.

Resultado? Toda minha frustração me acompanhou o ano inteiro. A nota mais alta  que tirei foi um 6,0 seguidos de 1,0 e 2,0 e por aí, me fazendo agradecer pelas áreas de Algebra e Geometria que só tirava 9,0 e 10,0. Juntavam as três e por isso fui aprovada.

Deus nos leva sempre além . Ele tem conselhos certos. Ele é o Maior Mestre e nele a gente pode confiar.

Só para desafiar. A resposta é a terceira opção. Este número é real. Não é um número complexo, não.(-3)x(-3)=9. Não -9.


Faço vestibular para computação. Segunda opção, Matemática. E nesta época ainda tinha uma terceira opção. Coloquei Física. Não passo na minha primeira opção. Passo para Matemática. Nela, vejo um pouco de todas as demais áreas. E em duas disciplinas (chamávamos 'cadeiras') que estudei computação e Física, não gostei. Porque Deus sabe sobre mim melhor que eu.

01) Computação. Simplesmente não entrei no mundo dos bytes. Nem aquela linguagem na tela preta cheia de codificações, mas gostava de ver o resultado de desenhos criados ou resultados imediatos depois de tantos códigos. Rs graças a Deus.

02) Física é interessante, mas gosto mais de filosofar sobre ela que calcular.
Estudamos  Inglês, Português, Psicologia... De quase tudo, um pouco.

03) Então estava eu em Matemática. Demorando a despertar e sem saber que pelo meio lá me esperava: Os Números Complexos! O |C ! Mas agora, para eu aprender a provar!

Aprender a provar que o impossível no mundo dos "Reais" é possível no mundo "Imaginário". E que tal mundo imaginário está inserido e totalmente dependente do mundo real. Não seria isso? Dizer que z=a+bi ? Que no Real tem Complexo. Ou é no Complexo que tem o Real? Quem é subconjunto de quem? Você poderia responder? A resposta é que |R C |C. O Conjunto dos Reais esta contido no Conjunto dos Complexos.

Vamos popularizar. O simples era os "Naturais", mas diante dos Complexos, os Reais, que já é complexo, se tornou simples, Natural.  O Real está dentro do Complexo.

 Você não consegue dar um glória a Deus!!!? Glórias a Deus!

Posso até parar por aqui se quiser. Ou posso ir além se quiser.

A verdade é que nunca pensávamos que aprender as "familinhas da pato e do tatu", que p+a=pa e t+i=ti, que 1+1=2, mas sob nova ótica pode ser 11, fosse nos levar tão longe. Como 2 ser igual a 1. Aleluia. 

Genesis 2:24
"Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois, uma só carne."

Vou te levar a uma breve aplicação. Números negativos são mais entendíveis, se falarmos de Localização. Temperaturas e Saldo Devedor.
E até aqui nos ajudou o Senhor!

Aleluuuuuuia!

Por isso sempre digo: Toda área tem seu  encanto, toda Matéria tem seu amigo. Tudo tem o seu raso e o seu profundo. Então entendemos porque Deus compara a Palavra e o Espírito Santo com Águas.  Em se tratando do Espírito: Agua Viva. É a Maior Beleza. O Maior Presente. A Maior Promessa deste mundo.

Por isso não me canso de dizer: De tudo que já vi e aproximei. Meu maior Tesouro foi ter conhecido VOCÊ.  Mestre. Amigo. Amado Jesus... 

Não posso terminar o texto de outra forma, senão como comecei. Pois Tu "és o Alfa e o Ômega. O início e o Fim. És o ar que eu respiro. Tudo pra mim. Tu és Jesus...."

Colossenses 2:3 diz: "Para que seus corações sejam animados, estando unidos em amor e enriquecidos de plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência"

Para chegar é preciso caminhar. Para chegar bem é preciso contemplar. Até para "grandes" vitórias, temos "pequenas" conquistas. Aquilo que ainda não conhecemos pode ser que exista. E Deus é o Autor de nossa história. Aquele que faz "a vereda do justo ser como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais. Até ser dia perfeito." A Ele pois, toda a glória.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?