Proximidade

Eu descobri em que momento fiquei adulta. Quando já não conseguia inocentar ou deixar pra lá muitas coisas que inocentava na minha infancia inteira. E isso demorou em mim. 
Uma vida querendo que nos tornemos adultos e independentes; depois mais uma querendo que voltemos a ser crianças dependentes (do Pai)... submissas ou autenticas?

Como Ester ou como Rute? Como Maria ou como Débora?

Se até um psicólogo só trata de quem quer tratamento, por que os de casa são obrigados a entender coisas que não são para ser entendidas, mas transformadas?
Não sou psicóloga
Não sou médica
Não sou da área jurídica
Nem da policial
Mas o dia a dia nos faz aprender bastante do porque Deus criou leis. E do porque elas não funcionam bem.
O ser humano já admitiu que precisa cuidar do físico e do intelecto, mas da alma e da mente é "coisa para filósofo".
Emoções e razões só não estariam interligados se fôssemos robôs.

Como professora, sou apta a ensinar apenas Matemática. Lembro até que diretores de escola diziam que a gente " precisava entender" alguns comportamentos de alunos e eu disse:
"__vocês precisam é ter psicólogo aqui! Eu fui capacitada para ser professora de Matemática. Mas vocês querem que sejamos mães de todos os alunos que não tem mães adequadas. E psicólogos de todos que tem problemas de comportamento e emocionais. A verdade é que nós nunca vamos conseguir. Isso é ilusão."

Como boa estudante, ensino no dia a dia outras disciplinas
Como cidadã, portadora de RG e CPF, aprendi e ensino algumas leis e regras. Bem como direitos.
Como filha, irmã, amiga aprendi que preciso conviver com pais, irmãos e amigos com suas respectivas definições e efeitos. Fora disso não há relacionamento produtivo e bom. Muito menos comunhão.
Como filha de Deus e habitante do Céu, aprendi coisas que muitas vezes não dá para praticar.
Amar - uns aos outros
Suportar - uns aos outros.
Perdoar - uns aos outros.
Admoestar - uns aos outros.
Exortar - uns aos outros

A verdade é que o mundo precisa de Deus e Deus disse em João 1 que depende dEle.

Todo mundo quer pai e mãe capacitados a amar. Abraçar. Consolar. Ensinar. Brincar. Aprender e no dia a dia conviver. Essa não é a realidade de muitos de nós e sentimos compaixào porque queríamos que eles fossem alcançados por Jesus para serem libertos como fomos e amarem como amamos. Se arrependerem como nos arrependemos e buscassem em Deus como agir em situações difíceis como buscamos. Aí nossos relacionamentos seriam mais possíveis e saudáveis. Estendo aqui a irmãos e amigos que amamos. Também a líderes em geral.

Se o outro ama o próximo como a si mesmo e nós também, tudo fica harmoniosamente e alegremente possível. Tem a ida e tem a volta. Só ida não é Evangelho. É conveniência para quem recebe.
Entendo porque conviver à distancia é mais fácil e a psicologia me diz que só entendo porque tenho vivido que conviver perto tem sido bem dificil... era adolescente quando via um monte de "eu te amo" de pessoas que mal se viam. E um monte de divórcio de pessoas que conviviam.

Foi por isso que Jesus saiu da cidade dele, mesmo que voltasse vez em quando. Mostrou como era difícil seu relacionamento com Pedro, o que mais se relacionou. Com Maria, que repreendia. E já nem conta tanto com João, o que mais amou. Mas conta com Maria Madalena em submissão. Era fácil ser submissa a Ele. Ele era o Homem que veio amar a mulher verdadeira e submissa como convém. Como fala Ef 5:22 em diante.

Escrever a Bíblia foi uma forma interessante de falar com os distantes. São cartas que não temos como questionar ou responder. Apenas obedecer ou desobedecer e assim polpa Quem escreveu.

"É assim que é. É assim que funciona. Quer você creia. Quer não". Diz em outras palavras o Autor da Bíblia.
Com toda dificuldade, consolou os distantes ou os desprezados, os tristes, os cansados. E aproximou dEle quem Ele mesmo quis (Sl 65. Mc 3:13). Facilitou o relacionamento com Ele. Mas mostra como continuou difícil o relacionamento um com o outro. Às vezes impossível. E como para Ele é dificil aproximar-se de nós. Como somos instáveis ( Sl 78 ).

Escrevendo e lembrando de cada passagem e situação bíblica descritas nestas palavras.

A resposta a essa pergunta continua sendo "não". Mas é certo que a oração tem unido alguns.

3. Acaso andarão dois juntos, se não estiverem eles de acordo?
(Amós, 3)

13. Depois subiu ao monte, e chamou a si os que ele mesmo queria; e vieram a ele.
(Marcos, 3)

🎶Eu digo sim, Senhor. Ao teu chamado Deus, eu digo Sim...

A graça e a paz estejam com todos. O amor de Cristo nos una. A honra a glória e o poder sejam somente dEle para sempre, amém.

"sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo."
(1 João, 1:3)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?