Quietude na alma

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos.
Seja a vossa amabilidade conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.
Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica, com ações de graças;
e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Filipenses 4:4-7

Que a paz de Cristo esteja com você, leitor, e alcance toda a sua família também. Amém.

Sempre gostei muito dessa passagem bíblica. Deve ser porque por muitas vezes durante minha vida precisei lembrar dela para aquietar minha alma. Você conhece alguém que nunca esteve ansioso? Nem eu.

Estar realizando sonhos e projetos, esperar resultados, ou sentir alguma dor, pode gerar algumas anseios que podem ser normais ou causar transtornos. Tudo depende de como decidimos nos posicionar com relação ao momento. Uma mulher que está para dar à luz, por exemplo, não se acalmará até ver seu filho. Alguém que espera um resultado de certos tipos de exames, terá pequenos 'frios na barriga' ao longo do dia, a espera na fila ou, até mesmo, apresentar um trabalho gera ânsias, estresses que, logo ao ser atendido, ver que estava bem no exame, e ver que o bebê está saudável, a alegria e a calmaria são devolvidos à mente e ao corpo. 

Você já viu o comportamento de uma pessoa ciumenta? Ela pode fantasiar coisas na mente e viver toda aquela ansiedade e sofrimento sem que nunca as coisas que pensou venham a acontecer. Lembro de um homem já mais velho que falou que quando bem jovem foi morar fora a primeira vez, chorava todas as noites pensando se a mãe dele morresse e ele não estivesse lá. A mãe dele vivia até a presente data que ele contava. Ele tinha aprendido com quantas coisas se preocupou e sofreu sem que elas acontecessem.

Mas, e quando a espera é longa?
Quando um tratamento é mais de ano? quando o amor tarda a chegar? Quando aquela pessoa não parece transformar ou  Jesus parece não nos ouvir? 
Quero te levar a contemplar que, ansioso ou não, nada irá mudar. 
Um amigo me falou: Não adianta se preocupar. Se o que você se preocupa tem solução, então não se preocupe, tudo vai se resolver. Mas se não tem solução, não adianta você se preocupar. A teoria pode até parecer longe da prática. Mas te peço uma coisa: continue humano e sensível, mas não se deixe adoecer. Que o Espírito Santo guarde com cuidado e carinho sua mente e coração, bem escondidinhos nele.

Olhai para ele, e sede iluminados; e os vossos rostos jamais serão confundidos. Sl 34:5

Sei que a espera causa ansiedades involuntárias e que são normais, desde que não sejam constantes nem te leve a viciar. Ou seja, roer unhas, beber, comer, se drogar e qualquer tipo de vício podem ser consequências de quem não soube lidar com determinada situação e momento na vida. Pessoas que para sentir alívios, se refugiaram naquilo que buscaram. E esse mal atinge crianças. Roer unhas ou até se machucar também faz parte do mundo delas, infelizmente. Quem nunca viu alguém se alterar numa fila de banco? Parece até que eles ficam esperando isso acontecer para saírem lá de dentro e nos atender. Eu não duvido disso. Nesse mundo de estratégias e psicologia... Em silêncio eles estão dizendo: "enquanto eles estiverem calmos significa que podemos enrolar.". Observando que depois do estresse, logo essas pessoas são atendidas, o versículo "Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus" parece não operar, não funcionar.

O mesmo Deus que inspirou os versículos do inicio deste texto, inspirou o seguinte:
"A esperança adiada entristece o coração; mas o desejo cumprido é árvore de vida. 
O desejo que se cumpre deleita a alma; mas apartar-se do mal e abominação para os tolos."
Pv 13:12.19

O que Deus quis dizer com os três textos é: ele entende os anseios do nosso coração. Criou a
alegria na realização. Mas nos alerta para não nos desesperarmos; para que não planejemos ou façamos o mal por causa do desespero e nos ensina a orar para que confiemos e descansemos nele. Aquele que criou o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há! Desesperar nada mais é do que deixar de esperar, de confiar. Torna-se pecado pois é como dizer que Deus não sabe o que está fazendo.

"Um cristão não pode se desesperar como aqueles que não têm esperança."

Creia. claro que sou uma aprendiz. Tenho meus momentos em que preciso orar para meu coração aquietar. É pleno como, de repente, a palavra de Deus e Ele mesmo vai me devolvendo a paz. Tudo o que não devia, mas estava se tornando grande, vai ficando menor;  e o verdadeiramente certo e importante, vai ficando maior. O certo e importante é que não podemos coisa alguma, mas podemos orar e pedir para Aquele que pode, que Ele possa sempre nos abençoar. 

Continua o texto de Filipenses... se você prestar atenção, sim, o sorriso logo virá.
Que Jesus acalme o seu coração. Ore, em cânticos, clicando aqui.

A Ti, Deus, todos os meus sorrisos! Obrigada e continua cuidando de mim, dessa pessoa que lê e de tudo o que virá, até o Grande e Feliz Dia chegar! Porque teu é o reino o poder e a glória para todo o sempre. Amém..



* Por: Érica Patricia dos Santos Brasil







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?