"Família de Jesus" (Sobre Maria) Marcos 3:32-35


As misericórdias do Senhor, a graça e o Espírito Santo estejam contigo na leitura deste texto, edificando-te, convencendo-te e transformando-te, para a glória de Deus, Pai.


A RESPEITO DA "FAMÍLIA DE JESUS",  DITO EM Mc 3:32-35:

 "Muita gente estava assentada ao redor dele e lhe disseram: Olha, tua mãe, teus irmãos e irmãs estão lá fora à tua procura. Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe."

Esta mesma passagem pode ser lida em Lc 8:19-21; Mt 12:47-50

Primeiramente precisamos provar que Jesus é Deus, o que muitos creem mas parece que não entendem muito bem:


  • " Eu e o Pai somos um" (João 10:30)
  • "porquanto, nEle, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade” (Col 2:9)
  • Ler: 1 João 5:20
  • Jesus estava com o Pai na criação do mundo: "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gen 1:26)
Note que Deus fala no plural: "façamos! conforme nossa imagem." 

  • "no prinicipio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus...Ele estava no princípio com Deus... e o verbo se fez carne, e habitou entre nós..." (João 1:1.2.14)
  • “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” João 8:58

A partir dai temos as seguintes perguntas:
  • Se Jesus estava com Deus na criação do mundo, Maria estava lá com Ele?
  • Se antes que Abraão existisse, Jesus já existia; e Abrãao foi uma pessoa, que veio muito antes de Jesus feito homem. Imagine se Ele não já existia antes de Maria??? Pergunto, mais uma vez com o raciocínio que Deus nos deu e nos pediu para usar (Rm 12:1.2 ; Colos 2:2)
  • Pode um filho nascer antes da mãe? Ou melhor, Pode Maria, ainda hoje, ser mãe deste Filho?
  • Se Jesus é Deus, Deus teria mãe?

Dizer que Deus tem mãe é dizer que existe alguém superior a Deus ou igual a Deus, ou seja é colocar Maria na Trindade. (O que não seria mais Trindade e, sim, 4 pessoas). Lembremos que Jesus é Deus. Isto contradiria a doutrina da Trindade que também muitos creem. Basta lermos


  • Hebreus 6:13 "Pois, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo"
  • Salmo 40:5 “São muitas, SENHOR, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco; ninguém há que se possa igualar contigo. Eu quisera anunciá-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar.” Ou 
  • 1 Coríntios 8:6 "todavia, para nós há um Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele”. Ou ainda
  • 1 Timóteo 2:5 "Porquanto há um  Deus e um Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”
Note que este último versículo também nega a intercessão de Maria, juntamente com:
  • Romanos 8:26 "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.”

Também, várias passagens de João quando fala sobre o Espirito Santo ser o nosso Consolador.


  • "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." João 14:16-17
  • "Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim” João 15:26.
  • "Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.” João 16:7
Não há uma só passagem que nos ensine a pedir a intercessão de Maria. Em João 2 ela mesma pede a Jesus. Ela O conhecia. Ela sabia quem Ele era. A Bíblia fala na intercessão de Jesus e do Espírito Santo e assim que tem que ser. 

Voltando ao estudo de Maria, temos o texto inicial:

Marc 3:32-35, Luc 8:19-21; Mat 12:49-50 em que Jesus olha pro povo e diz que sua mãe e seus irmãos são TODOS aqueles que fazem a vontade do Pai. Aqui, Jesus não está negando Maria como mãe, como alguns irmãos dizem, Ele foi tentado pelo povo como O foi várias outras vezes e não caiu. Ao dizerem que sua mãe e irmãos estavam ali, se Jesus os recebesse assim, realmente teria contrariado e negado a Trindade e sua divindade, mas Ele, claro, não caiu. Ele quis apenas dizer: "Será que vocês não entendem? EU SOU DEUS! Minha mãe e meus irmãos são todos que fazem a vontade de meu Pai.” Deus não tem mãe! Por isso a importância de lembrar que Jesus é o próprio Deus. Jesus não se refere a Maria como mãe em nenhum momento da Bíblia, porque Ele sabia o que ia acontecer.


Agora vejamos porque Jesus nasceu de Maria e o que a Bíblia fala pra quem presta louvor a ela

Profecia: 
Isaías 7:14 “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.”

Mateus 1:23 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).”

Lucas 1:27 "a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.”

Cumprimento da profecia: 
Gálatas 4:4 “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei

Observe que fala em Maria apenas para ressaltar que Jesus nasceria sob a lei, ou seja Deus queria se revelar e Ele só se revelava quando realizava milagres. O profeta em Gálatas não dá ênfase nenhuma a Maria, e sim a Cristo! Para isto a Bíblia foi escrita, para a glória de Deus, unicamente.


"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, 
e são elas que de mim testificam" João 5:39

Observe essa passagem:
Jeremias 7:18-19  "Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha dos Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira. Acaso, é a mim que eles provocam à ira, diz o SENHOR, e não, antes, a si mesmos, para a sua própria vergonha?”
  • É para fazer festa a quem?
  • O que provoca no Senhor?
  • É para vergonha de quem na verdade?
(Leia também Jeremias 44)




Vejamos algumas outras passagens que Jesus fala sobre vergonha:

Naum 3:15 "Eis que eu estou contra ti, diz o SENHOR dos Exércitos; levantarei as abas de tua saia sobre o teu rosto, e mostrarei às nações a tua nudez, e aos reinos, as tuas vergonhas.”

1 Cor 15:34 "Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa.”

Efésios 5:12 "Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha”


Apoc 3:18 "Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.”

Apoc 16:15 "Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.”


Note que ele se refere assim a quem faz festa à rainha dos céus também.
Agora, responda:
  • Quem é a rainha dos céus para os católicos? 
  • Se Maria é mãe de Jesus e o Pai é Rei, então Maria é a rainha. 
  • De onde vem todos estes títulos dados a Maria: "nossa senhora", "mãe de Deus", "nossa rainha"?
Ler: Atos dos Apóstolos, cap 17

Talvez você tenha dificuldade de entender sobre a Trindade e aceitar a divindade de Jesus... O que já seria uma blasfêmia, não conhecer a divindade de Jesus e quem Ele é de fato.

Mesmo pensando que não adoram imagem, nem Maria, pedir algo a eles e agradecer a eles é adoração sim e é colocar eles no lugar de Deus sim!

__Do dicionário Aurélio:

Adorar
v.t. Render culto a: adorar imagens. / Fam. Gostar exageradamente de; ser apaixonado por: adorar chocolate.

Venerar
v.t. Render culto a; reverenciar: venerar os santos. / Ter em grande consideração; respeitar, acatar: venerar os pais.
Diferente de:

Respeitar
v.t. Ter respeito, deferência por alguém; ter em consideração: respeitar os velhos. / Não causar qualquer prejuízo a alguma coisa: respeitar o bem do próximo. / Tratar com atenção, poupar: certas crianças nada respeitam. / Ter cuidado com; não perturbar: respeitar o trabalho, o sono de alguém. / Cumprir, observar: respeitar a lei. / Dizer respeito a, concernir. / &151; V.pr. Guardar o decoro que convém à sua situação, à sua dignidade.
Respeitar, é claro que todos nós devemos fazer sim!


  • E quando eles pedem que recebem? Veja o que diz:
Oséias 4:12 “O meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta; porque um espírito de prostituição os engana; eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus.”

Prostituição no contexto de Oséias é quem adora outros deuses. Qualquer outro. Leia e testificará.

Leia Também Deuteronômio 13


Sobre Imagens, entre outros textos eis: Isaías caps 44, 45 e 46 (Não há como ter dúvida. A linguagem é clara, explicativa e argumentativa). Fala até de procissão. E se os líderes da igreja disserem que era naquela época que se fazia isso, que hoje é diferente, basta perguntar qual a diferença que há para o que se fazia naquela época do que se faz hoje, e o que Deus diz em Sua Palavra).

Algumas das afirmações ditas e pregadas ano após ano:
  • “Maria mãe de Deus e nossa mãe...”
Maria, mãe de Deus? Já provamos que não pode ser!
  • “ ó Maria concebida sem pecado. Rogai por nós que recorremos a vós.”
Maria não foi concebida sem pecado. Maria concebeu Jesus sem relação sexual e Lucas 1 nos explica que ela recebeu graça e favor de Deus como todos nós. Graça é receber um favor imerecido, sem merecer.
  • “Te coroamos ó mãe, nossa rainha”
Também já testificamos pela Palavra de Deus sobre o título "rainha". Quem seria o Rei? Deus–Pai? Jesus seria o príncipe? Jesus não fala muito bem do príncipe deste mundo: (João 16:11; João 12:31; João 14:30 etc)... Novamente, estaria colocando Maria na criação de tudo, contrariando a Trindade e ainda 'casando' Deus. 


JESUS É O REI! ELE É O DEUS SENHOR TODO PODEROSO


1 João 5:20 
“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”

Usemos nossa mente que Deus nos deu sã e que o diabo cauterizou (1 Timóteo 4; 2 Timóteo 4), torcendo a Palavra de Deus, como em Gênesis 3, com Eva. Usando argumentos com sentido, porém, à Luz da Palavra, totalmente falsos.
  • Como com tantos anos em ministério ninguém superior ainda corrigiu esses erros, ou simplesmente não enxergou esses erros?
Temos 2 razões: ou realmente não enxergam o erro (Is 44) ou estão conscientemente enganando o povo. Sob que intenção?

Sobre a importancia da verdade: João capítulos 8(importantissimo!), 10, 14, 15 e 16. Quem não está com a verdade está com a mentira.
  • E quem seria o pai da mentira? É forte! Mas é o que o próprio Jesus falou em Jo 8!
Ler: Gálatas 1

Que o Espirito Santo de Deus nos guie para o entendimento de Sua Palavra e de Sua vontade.



"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, 
Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." João 14:26

******************


obs.: Quanto ao fato de Maria ter tido mais filhos, primeiro isso não é condição para nossa salvação, (o caso de Maria como rainha, mãe de Deus e senhora, é). Segundo, em nada diminui a beleza e santificação de Maria (pois Maria, assim como todos nós foi santificada e justificada pelo sangue de Jesus na cruz), pois o casamento é abençoado por Deus, Maria não estaria pecando e filhos são bençãos...

Mesmo assim, analise:


Mateus 1:25

"E [José] não a conheceu [Maria] até que* deu à luz seu filho, o primogênito**; e pôs-lhe por nome Jesus."

*Até que - enquanto, antes que
** Primogênito - Primeiro, entre outros filhos.

Quando só se tem um único filho, chama-se: UNIGÊNITO. Assim:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho UNIGÊNITO, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

Portanto, Maria foi esposa de José, teve relação sexual com ele como todo casal saudável, teve outros filhos e tudo isso é benção de Deus.


Para finalizar deixo a oração que Maria fez... Ela foi uma verdadeira serva do Senhor Jesus. Uma mulher forte, sábia, de coragem e que serva de exemplo para cada um de nós de doar a sua vida para a glória de Deus.

“Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações 
me chamarão bem-aventurada*,
Porque me fez grandes coisas o Poderoso; 
E santo é seu nome.
E a sua misericórdia é de geração em geração 
Sobre os que o temem.”
Lucas 1:46-50

*bem aventurada = mais feliz

Destaques meus.








*  Por: Érica Patricia dos Santos Brasil
** Honras e glórias a Jesus Cristo, o Senhor, o Único e Eterno Deus. O Rei dos reis. Senhor dos senhores, o Salvador, a "imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus." 
Colossenses 1:15-20

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?