A água e o vinho...

Olá. Que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo esteja conosco. A Deus, sejam dadas honras e glórias para sempre. Regozijemo-nos porque Ele reina sobre o céu e a terra. Tem o poder de transformar água em vinho, andar sobre as águas, curar, libertar ou transformar a vida do homem para a vida eterna com Ele. Através do sangue derramado de Jesus, que nos purifica de todo pecado e nos faz brancos como a neve. Quem nEle crê está salvo da ira de Deus. Esse Deus é real e operante hoje, é o mesmo de ontem e será para sempre.

Alguém me fez uma pergunta, com ironia, e é com ela que quero iniciar meu texto:

"E se Deus escreveu tudo isso a respeito do vinho e bebida forte, por que Ele transformou água em vinho e não o contrário?"

A resposta estará pelo texto e é surpreendente! :)

Tentei escrever bem o texto de forma a não pecar contra preciosos versículos de 1 Timóteo 4:1-6 que ensina:

"Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado. Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido."

Aqui, Deus está falando a respeito das pessoas que ainda não entenderam que não vivemos mais debaixo da maldição da lei e sim da graça de Cristo. E fala em ser doutrina de demônio todo aquele que ensinar que necessitam dessas condições descritas no capítulo acima, para ser salvos. Sabemos que ainda muitas igrejas não quiseram se libertar da lei e jogam fardos pesados em seus membros, não ensinando sobre a salvação unicamente pela graça e misericórdia de Deus. Sobre a justificação do homem por Jesus, exclusivamente pela fé. Sobre que não há nada que eu ou você possamos fazer para "melhorar" a Obra de Jesus em ter morrido na cruz para nos salvar. Isso já está feito. Isso já é suficiente. Aconselho a leitura do livro de Romanos, Hebreus, Efésios, Gálatas etc.

"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom..." Gênesis 1:31
"pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado." 1 Timóteo 4:5
Quero falar sobre vinho, sobre bebidas alcoólicas. E baseado nesse texto, quero que analisemos vários textos em que Deus fala sobre eles.
Deus criou todas as coisas e viu que tudo era muito bom. Porém, Deus sabia o que tinha criado e Ele nos deu algumas ordens, para que habitando nessa Terra, pudéssemos viver prudentemente, sobriamente, sendo suas testemunhas e um povo separado por Ele para servi-lo. Por isso, Ele nos deu algumas ordens as quais, no que interessava, o diabo sempre nos deu uma segunda ordem desfazendo a de Deus, e, sendo o homem inclinado a se desviar da vontade de Deus, não conhecedor da Palavra de Deus que explica tudo, para satisfazer suas curiosidades e egoísmos, quase sempre, desobedeceu.
 "Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2:17
 É sabido de todos nós, a ordem contrária do diabo e a quem Adão e Eva obedeceram, trazendo consequências a todos nós. Você verá como as atitudes do homem hoje se assemelha a deles, sempre questionando, duvidando e desobedecendo e como podemos observar que o que Deus fala se cumpre, como as consequências podem vir. São coisas que nossos olhos podem observar.
Se tudo que Deus criou é bom e pela oração é santificado, o que acontece a maioria dos homens que ingerem bebida alcoólica?



Não são poucos os problemas na família causados por esta droga. Pessoas violentas, que até podem matar sob efeito do álcool, que muitas vezes se tornam blasfemadores, escarnecedores e aborrecedores de Deus. Que muitas vezes são gentis com amigos, mas violentos em casa. Costumo dizer que é algo tão enganador (a Bíblia fala sobre isso em Pv 23) que quando não se é viciado, qualquer amigo que bebe, paga a bebida, mas fica chateado se você pedir um tira-gosto pra acompanhar, por ser "abuso", mas depois que a pessoa vicia, tem que se virar. Comparo como qualquer outra droga que faz mal, traz males pra família, rouba a sanidade mental do homem e é legalizada apenas porque o governo quis ganhar imposto de suas vendas. Assim como estão tentando fazer com a maconha hoje, enchendo os programas de debates com argumentos falsos, formando a mente dos que não conseguem observar e enxergar a verdade. O governo quer apenas o imposto com a legalização da venda da maconha. Como sempre, o dinheiro que move o mundo. Esse mesmo que está sendo gasto para a Copa 2014 e que tem tentado legalizar a prostituição, justamente visando essa época que terá muitos "turistas" aqui. Não consegue imaginar a tristeza que invade meu coração só em escrever sobre isso.




Conheço pessoas de todo tipo que já fizeram muitas coisas por causa do álcool, dos mais "sóbrios", aos mais bêbados. Como chegar em casa de madrugada e dormir no quintal, bêbado; apenas se alterar no jeito de falar e nas coisas que diz; ficar depressivo; conscientemente beber para tomar alguma atitude que não tem coragem sóbrio, para os outros o justificarem por estar bêbado; ou ficar violento. Tive o desprazer de conhecer um homem, que sem querer matou a esposa depois de uma briga. A resposta deles?
 
  • "foi o álcool.".
  • "Eu estava bêbado"
  •  "Eu não me lembro" (às vezes, mentindo)
  • "nada a ver parar de beber."
  • "eu bebo porque gosto";
  • "Eu não quero parar de beber."


Bem, se a pessoa não bebe forçada, bebe porque gosta, não quer parar, seria inocente quando causa um acidente ou tem atitudes que agride o outro, por quê?
Poderia estender-me ainda mais em meu texto, falando sobre alcoolismo, efeitos do álcool, curas e etc. Falar que remédio traz a cura mas em superdosagem pode matar. Divulgar vários sites e realmente tornar do meu texto, quase um livro. Mas quero me deter a Palavra de Deus. Ao que a Bíblia ensina.

Acontece que o mesmo Deus que criou todas as coisas e viu que tudo era bom, também fala em domínio próprio (Gálatas 5:22-23), em sobriedade, em mente sã (Rm 12:1-2), em que posso todas as coisas, mas não devo me deixar dominar por nenhuma delas e que nem todas elas me edificam ( 1 Co 6:12 e 10:23). Também fala em Bebedices e desejos da carne (Gálatas 5:16-21; 1 Co 6:10).

E já no início de tudo, instruindo o povo dEle, Deus começa a orientar. Orienta e começa a falar da desobediência do homem, o que acontecia por causa da bebida e explica bem direitinho sobre os efeitos dessa droga. Faço questão de citar todos os textos.

  • "Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações " Levítico 10:9



  • "De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá." Números 6:3


  • "Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda." Juízes 13:4



  • "Com canções não beberão vinho; a bebida forte será amarga para os que a beberem." Isaías 24:9



  • "Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte" Isaías 5:22




Por que Deus deu essas ordens???? Por saber os efeitos dessa bebida e por saber que o homem poderia querer ir mais além... obedecendo mais uma vez uma voz que diz pra ele: "nada a ver, bebe só mais um pouquinho..." E aí, o que Deus diz é o que é a verdade...
  • "Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo.Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos e imundícia, e não há lugar limpo. A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios?" Isaías 28:7-9
  • "O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que por eles é vencido nunca será sábio." Provérbios 20:1

  • "Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte; " Provérbios 31:4


  • "Assim como o vinho é enganoso, tampouco permanece o arrogante..." Habacuque 2:5

  • "Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então, tornarei a beber." Prov 23:29-35

Percebe como há uma harmonia entre a vontade de Deus, o que o povo faz e o que acontece com os que desobedecem a vontade de Deus? Então lá no Novo testamento Ele fala:



"Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" Efésios 5:17-18


Visto todas essas coisas, afinal tomar bebida alcoólica é pecado ou não? Ok. Se a Palavra de Deus diz que todas as coisas são boas e que não devo me deixar dominar por coisa alguma porque nem tudo edifica, que quem se deixa dominar por ela nunca será sábio, me convida a ter sabedoria (Tiago 1:5);  ainda diz que não devo me embriagar e estar sempre sóbrio, não me entregar às paixões da carne, incluindo bebedices, e descreve tudo o que pode acontecer comigo... Então se posso controlar todas essas coisas, posso tomar um pouquinho de vinho sim.

Ele nos alerta só sobre uma coisa...

"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos."  Prov 3:5-8


Ou seja, cuidado.. você não se conhece como o Senhor te conhece...

Ele ainda nos fala que:

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." Prov 1:7

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. Pv 9:10

"O temor do Senhor prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados." Pv 10:27

"No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos." Pv 14:26

"Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia." Pv 23:17

Lembra que este último versículo está no Capítulo que fala o que acontece aos que se deixam vencer pelo vinho?´

Por fim, preciso mesmo te relembrar:

"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus." 1 Co 6:9-10

Não ache Deus radical. Ele já te explicou tim tim por tim tim o porquê. Mas te lembra que o Sangue de Jesus te purifica de todo pecado (1 João 1:7). Que recebendo o Espírito Santo, você será nova criatura (2 Co 5:17) e que todos os filhos de Deus vivem segundo o Espírito e não segundo a carne (Rm 8:1-14)... Portanto, é uma obra dEle... Entrega tua vida ao Senhor e o Espírito Santo lutará contigo, em ti (Gálatas 5:17; Marcos 14:38). Cabe a você orar e se aperfeiçoar na intimidade com Deus (Ef 2; 1 João 3; ...)

Se você se garante, um pouco de vinho não faz mal (lembremos do primeiro texto, lá no início), mas lembre que ninguém engana a Deus e, neste sentido, sua família também não é enganada. Por isso, seria prudente consulta-la sobre seu comportamento quando bebe e se continua plenamente sóbrio.

Se eu fosse dar um conselho, diria: melhor não beber. Mas não se sinta culpado se tomar uma taça de vinho para comemorar algum evento especial. Os médicos dizem que um cálice por dia faz bem, certo?

"Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar." 1 Pedro 5:10

"Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém! " Hebreus 13:20-21

 
Hã-hã! Não esqueci. É lógico que eu tinha que deixar por último
"E se Deus escreveu tudo isso a respeito do vinho e bebida forte, por que Ele transformou água em vinho e não o contrário?" (João 2:1-11)
Eu te responderia:
__Tem mais! Ele falou:
"Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim."
1 Coríntios 11:25

***Resposta - Fora que:
  • Foi o primeiro milagre de Jesus;
  • Nesse momento, Jesus se manifestou  como sendo o Filho de Deus, o próprio Deus, o Profeta prometido no Antigo Testamento;
  • A cor do vinho com a cor do sangue...
  • A cor da água com a cor da limpeza, pureza, limpidez...
  • A alegria de uma festividade...
Serve: porque Ele quis?
Espero que sirva. Rs
  • Não é interessante que esse milagre tenha sido em um casamento? E que o casamento entre o homem e a mulher signifique o casamento de Cristo com a Igreja (Ef 5:22-33)? Casamento... Jesus por lá... O melhor vinho (simbolizando o sangue?) dado a muitos... Muito, muito interessante.
"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." 1 João 1:7

"Vinde então, e argui me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." Isaías 1:18 

Olha que versículo esplêndido:

   "Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade." 
1 João 5:6

Por água: Nascimento natural, de Maria.
Pelo sangue: Sua morte e ressurreição, nos dando o Espírito Santo...

"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito." João 3:5-6

Deus nos abençoe rica e abundantemente e nos livre de todo mal.

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele."
João 6:54-56
.




Por: Érica Patricia S. Brasil.


Toda honra e toda glória sejam dadas exclusivamente ao nosso amado Deus!


 





 



 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?