Mais um pouquinho de mim. Com Ele.


Mais um pouquinho de mim. Com Ele.


TERAPIA ON-LINE

__ Quantas vezes você teve que recomeçar?
__ Cada vez que mudei de série, na escola?
__ Ou cada vez que mudou de escola.
__ Sim.
__ Lembra quando chegava um aluno ou aluna nova?
__ Sim! É sempre o mesmo processo. Chega sem falar com ninguém e no final do ano está fazendo a mesma 'bagunça' que todos.
__ Isso. Dependendo da sua personalidade.
Mas... o quanto disso era doloroso para você?

__ Nenhuma vez. Eu gostava. Me animava e empolgava. Apesar do frio na barriga quando aumentava as disciplinas. Ou o professor não era tão legal... E, quando fui crescendo... eles pareciam interessantes. Tão inteligentes!
__ Já imaginou que o que foi para você, não era para o aluno ou aluna que teve que repetir as mesmas séries, 1 ano ou mais, e ver todos seus colegas em outra sala, enquanto ele tinha que ver tudo de novo? O que aprendeu e o que não aprendeu ainda... Apenas pontos, da disciplina. Para ele, passar de ano, não era tão empolgante assim.

__ Compreendo... será que foi por isso que criaram o "conselho escolar"?
__ Será?
__ Lembro que eu estava presente em um. Havia alunos deficientes na minha área, mas eram exatamente os tais repetentes. Eles se tornam mais rebeldes e desafiadores. Como se as disciplinas não fossem mais seus objetivos. Mas encarar os "monstros, que éramos nós... Gente! Que desafiador! 
Adivinha o que fiz?

__ O quê?
__ Aprovei todos eles.

__ Como??? Foi??? E você se aprovou por ter aprovado?
__ Sim! Hoje muito mais! Mas adivinhe qual foi minha intenção no momento? Ou eu também não tenho razão? Não penso?
__ Quais foram?
__ Não encontrá-los mais na turma, já que ano que vem, eu estaria ensinando na mesma série. E argumentei! Falei que eles iam aprendendo no decorrer do ano o que foi deficiente "neste". Que não reprovaria para ele ver todas as disciplinas de novo, porque ficou apenas na minha...  Sabe o que estou pensando?
__ Fale.
__Que eles nem sabem que suas vidas por muito tempo, já estiveram também nas minhas...
__ Isso. E que dependendo das mãos que chegam, direcionam uma história...
__ É... mas sabe o que estou pensando mais ainda?
__ Fale...
__ Da minha alegria quando todos chegaram num consenso e aprovaram aqueles alunos. E!
__ E...

__ Eu estava mais feliz por não encontrá-los mais também. De ter a chance de ver novos alunos...
Eu era aluna também!

__ Se perdoe pela "sua intenção". Não foi cheia de reflexão no momento. Mas vou te dá boas razões. Você os ajudou a prosseguir.
Sim. Eu os ajudei a prosseguir. E talvez o professor da próxima série conseguisse ser a pessoa melhor, do "monstro" que ele via em mim... Mas eu também queria ajudar a mim!
Doutor...

__ Estou aqui.
__ Esses alunos às vezes estão com família desestruturadas e buscam paternidade ou maternidade, na gente...
__ Mas você não pode assumir esta função.
__ Isso! Nem sou psicóloga! Mas...
__ O quê???
__ Admitindo uma verdade, que o aluno nem sabe... Eu passei adiante os meus monstros. E fiquei livre deles, enfim. Livrando-os, dos seus.
Matemática não é uma disciplina fácil!

__ ...
__ Eu consegui. Com alguns, eu consegui! Deixaram de tirar zero, 1 ou 2, para tirar 9 e DEZ! E puderam seguir mais confiantes, na próxima série! Estes também são marcos para mim...

__ Posso lhe fazer a pergunta inicial?
Quantas vezes você precisou recomeçar?
__A cada dia que despertei do sono. Sem deixar de sonhar.

__ Você é radiante, garota! Ainda temos muito a conversar...
__ Sim!
__ Sim.

__ Doutor?
__ Oi. Já estamos na nossa hora...
__ Você foi qual tipo de aluno?
__ Ha ha. O que queria ser professor.

Érica Patricia
15 de Janeiro de 2022


* Quaisquer palavras do "Divã nosso de Cada Dia" ou "Terapia On-line", não são fruto de terapias reais, com quaisquer pessoa ou psicólogos, nem nenhuma clínica. São "meras ficções".
Estão me guardados todos os direitos autorais.
O que se conversa em ambientes terapêuticos, gabinetes pastorais ou com amigos, em confidência, deve ficar tão somente lá.



Glórias a Deus.
Érica Patrícia dos S. Brasil
15 de Janeiro de 2022

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?