Você é fruto da oração de alguém?

Boa tarde, preciosos leitores. 

Há um tempo não escrevo aqui. Mas o Espírito Santo hoje me pediu.

Você é fruto da oração de alguém?

Bíblia. Lucas 1 e Mateus 1.
Houve uma tensão. Um casal de noivos prestes a casar e um anjo veio um turbilhão de emoções anunciar. Jesus nasceria de Maria, concebido pelo Espírito Santo. Moça virgem. Apesar do medo, a alegria. Mas, como José ficaria? Maria, sábia mulher, disse imediatamente "sim", apesar de sentir medo. Nosso Deus é o Deus do amor. Não uniria jamais um casal sem este poder. Maria deve ter lembrado de José. Como serva de Deus, deve ter orado. 

Do outro lado, estava José. Não seria fácil encarar esta realidade. Ele era humano, como eu e você. É fácil falar e ler sem estar na pele. É claro que duvidou e quis deixá-la. Mas o amor que o unia a ela, queria preservá-la. A história era plano de Deus. Também para José o Céu se moveu. E em sonhos um anjo, para ele, apareceu. 

Já começou a entender? Já deu glórias a Deus? Glórias a Deus! O Céu na terra. Sempre teve terno e amoroso poder! Eles casaram e foram "felizes para sempre", apesar de sua história despertar o olhar de muita gente. 

 Vamos falar sobre oração. Pedidos. Respostas. E intenções. É de fato um livro a ser escrito. Difícil resumi-lo. Que Deus se faça presente nos guiando e instruindo em toda sabedoria e conhecimento.

Inicialmente, oração não é falar, nem ler a Bíblia apenas.
Oração é disposição do coração no se relacionar.
Orar é conversar com Deus. Por este motivo, podemos preparar momentos, o qual chamamos devocionais diários, nos ajoelhar, ir à igreja, orar juntos, de dois em dois, ou sozinhos. Tudo isso se feito de coração, é agradável ao Senhor.
Oração também é estar o dia em comunhão com Ele, falando e ouvindo. Em Espírito e em Verdade.
Este texto é resposta de nosso relacionamento, hoje. 
Sempre há diálogos frutificando e florescendo.


Quero descrever 4 tipos de oração. 
Cheias de bondade nas intenções e bons propósitos. 
Na Bíblia, encontramos clamor, gratidão, súplicas, intercessão, transbordamentos, contemplação,ensinos, aprofundamentos e adoração. Todos, manifestados em ensinos e testemunhos de homens e mulheres que andavam com Deus e conheciam o seu Deus. 


Também encontramos testemunhos de pessoas que, se cansando de esperar em Deus, consultaram outros deuses e foram decepcionados. Porque Deus precisa ser conhecido e amado. Só Ele é a Rocha Eterna que nos salva. Só Ele é Deus e Senhor. Só Ele tem todo o poder de nos agraciar ou nos livrar segundo seus eternos bons propósitos. Então só a Ele podemos consultar. Sabendo que há homens e mulheres na terra cheios do Espirito da Verdade que também muito nos abençoam. 

Oração de intercessão. Oração por si mesmo. Oração pela igreja. Oração por todos, pela nação ou pelo mundo. Com resposta da vontade de Deus para nós. Dos maiores milagres, ao dia a dia, Deus se faz presente. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Conheça o Deus que diz crer. Ele é Deus de perto e de longe. Fala Jeremias 23:23. Sim! Existe um Deus olhando para você. Caminhando com você. Chega mais perto.
01) Oração de Intercessão.
Posso começar com a oração de Jesus, em João 17, cheio de propósitos espirituais e entendimento. Ou com a simples oração de Abraão, quando intercedeu por Ismael, seu filho, ou Ló, seu sobrinho. Em Genesis 17 e 18. Ambas orações atendidas por Deus. Também do pai, daquela menina em Marcos 5, que já morta, Deus ressuscitou. Ou a mãe da endemoniada, que Jesus libertou. Marcos 7. Tem noção por quanto tempo aquele homem de João 5 orou, sem desanimar!? Ou fé salvadora e linda. Deve nos ensinar. O milagre do vinho e a intercessão de Maria. Coisas simples do dia a dia. Que vem nossa vida alegrar. A belíssima oração ao recobrar o ânimo, de Davi, em 1 Samuel 30. Tendo toda a família saqueada com a de seus amigos, perguntou a Deus se poderia batalhar para tomar de volta. E Deus disse "sim!". Respostas favoráveis. Tempo favoráveis. Ainda que as circunstancias os pudesse afligir. o Deus que ouve as nossas orações, se faz presente aqui. Oremos.


02) Oração por si mesmo.
Quem disse que é pecado pensar em si mesmo? Cuidar de si é poder cuidar de outros com mais saúde e amor. Diariamente lidamos com diversas situações que precisamos do direcionar de Deus em nós e através de nós. Precisamos nos encher do Espírito Santo para agir como convém e ajudar quem nos procura. Sendo conselheiros fiéis em Deus e não pedra de tropeço. Também podemos pedir por desejos pessoais do nosso coração. Provérbios 3 nos ensina isto e diz que Deus é Deus que abençoa. Lembro aqui de quando Davi queria edificar casa ao Senhor e o Senhor disse: "Não. Eu edificarei casa a ti." O constrangimento e amor de Davi em gratidão. 1 Reis 17. Do seu quebrantamento por pecar em Salmos 51 e o imenso amor de Deus nele. De Ana, quando clamou incessantemente, em 1 Samuel 1, e Deus a atendeu com 7 filhos. Ou aquele coração aflito em Salmos 42 e 43, com resposta de promessa.
A naturalidade da petição da samaritana, em João 4: "Dai-me dessa água" e o prazer de Jesus nela. Que mulher agraciada. Como não se alegrar em Lucas 24 ou João 21. Os dois discípulos orando sem saber. E o Deus de surpresas a Pedro alegrar. Tem o magnifico amor que unia Maria Madalena ao Céu. João 20 mostra que num só dia, dois anjos e o próprio Jesus ressurreto falaram com ela. Ela perguntava e clamava. E eles atendiam imediatamente. Já leu Rute? Noemi intercede, Boaz corresponde. E ainda "hoje", a história de vida dela é mudada para sempre. Confira. Rute 3 confirma. Deus também é o Deus de "agora!", Deus também é o Deus de "hoje!". Deus é aquele que faz sobressair Seu Nome em nossos momentos, para que toda a terra O conheça eternamente. Demos glórias a Deus.
Quer orar? Posso te ajudar.
Deus de infinita graça, amor e favor, sonda os nossos corações e nos ajuda a orar. Transforma Senhor nosso pecado em santidade e nossas dores, em amor. Abre os nossos olhos para a tua beleza contemplar. Perdoa nossa incredulidade quando queremos agir por nossa força, por sermos falhos em não compreender quem és. Que saibamos esperar teu tempo e que os desejos de nossos corações sejam atendidos segundo teus benditos e graciosos propósitos. Ajuda-nos a compreender que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que te amam. Faz nascer, Deus, faz nascer! Novas criaturas em ti, enche do Espirito Santo. Dota-nos de dons e habilidades e que possamos ser um povo que busca a tua face. Faz morrer o ódio, a indiferença, a incredulidade, faz nascer amor, casamentos, filhos benditos na terra que venham a te adorar. Dai-nos do teu Reino e que possamos de nós, te ofertar. Conhecedores que Teu é o Reino. O Poder e a glória para sempre. Amém. Amém! Seja bendito este lugar.


03) Oração pela e com a igreja.
Se você perceber e se demorar, verá que são as mais belas orações feitas por aqueles que se aproximaram do Amável Rei. É como se andássemos nas alturas e a terra fosse ficando pequena, diante das maravilhas do Senhor a revelar. É como se os nossos problemas e desejos momentâneos, não se comparassem a glória que nos está a esperar. Leia Romanos 8. É bem isso que fala lá. Livros de Efésios, Colossenses, Filipenses, Tessalonicenses. Fica até difícil escolher um capítulo. Mas em Efésios 3, Paulo fala assim: "Que possamos compreender a altura, largura, comprimento e profundidade, do nosso chamado em Deus. E compreender o amor de Deus que excede todo o entendimento".

São textos tão repletos de glória que, não poucas vezes, no meio dos textos eles adoram. Glorificam. Exultam-se no Deus Vivo que se permite encontrar. "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, buscai enquanto Ele está perto, Buscai continuamente a sua face". Fala Isaías 55, Salmos 27, 1 Crônicas 16. Deus responde que se revelará, quando o buscarmos de todo o coração. Está em Provérbios 8, Jeremias 29.
"não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Isaías 41:10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador. Isaías 43:10,11 Conhecer e se aproximar de Deus é, certamente, o primeiro passo a dar para compreender pelo que você precisa orar.

Oremos.
Adore a Deus. Peça discernimento e amor. Peça para conhecê-lO por quem é pela Palavra e vida. Ore pela igreja. Peça, sim, curas, para servirmos com alegria. Peça dons espirituais e direção de igreja, peça pelos anjos das igrejas, pelos pastores. Peça quebrantamento e correção. Confiar em Deus vale mais que no próprio coração. Peça para compreender a Palavra e peça para que haja multiplicação. Mais crentes na terra é, certamente, menos ímpios no mundo. Mais almas no Céu, menos vidas no inferno. Por isso, ame mais! Orar por si mesmo é poder amar mais os outros.
Cantemos. 
🎶"Mais pureza dá-me, Mais horror ao mal, Mais calma em pesares Mais alto ideal. Mais fé, em meu Mestre, Mais consagração, Mais gozo em servir-te, Mais inspiração.
🎶 Mais prudência dá-me, Mais paz, ó Senhor. Mais firmeza, em Cristo, Mais forças na dor. Mais leal me torna, Mais triste ao pecar, Mais humilde filho, Mais grato e exemplar.
🎶Mais confiança dá-me, Mais vida, em Jesus, Mais do seu domínio, Mais da sua luz; Mais rica esperança, Mais obras aqui, Mais ânsias da Glória, Mais ânsias de ti!" 
Amém. 
(Hino 121-Perfeição, Hinário Cantor Cristão)
04) Oração por todos.
Pela nação. Pelo mundo. Esta oração tem tudo a ver com missão. Você faz parte do "todo"? Da nação, do mundo? Sempre começa de mim para o outro. De Deus, para mim. Só amamos porque Ele nos amou primeiro. Diz o discípulo que Jesus amava. Em missão, você pode contribuir de forma intercessória, em oração; financeiramente para sustentar missionários; também com cartinhas e presentes de ânimo e gratidão; você pode contribuir no genuíno ensino da Palavra de Deus, para que não se propague um deus estranho em nosso meio. Para que os missionários possam levar Jesus, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna a pessoas sedentas e famintas de Deus. Também, você pode orar para ser um missionário. Dele é o querer e efetuar segundo a sua boa vontade. Aquele que começou a boa obra em nós é fiel para completá-la.
Segundo a própria Palavra, todo cristão deve ser um missionário, na simplicidade do seu coração. Contar um testemunho que engrandeça Deus e o Seu Poder; dar um conselho, segundo a vontade de Deus; Abrir a Bíblia e ler um versículo ou texto; ou ainda, cantar um hino. Fazer isso é levar todos os tristes, desanimados, cansados, sem esperança, cativos, endemoniados, doentes e incrédulos a poderem ouvir falar sobre o Deus Criador, que nos formou e nos dotou de dons e habilidades, para que andemos nesta terra de forma a temê-lo; cientes que um mundo espiritual existe, que Deus é Espírito e importa que o adoremos em Espírito e em Verdade; e, que todos os que creem nEle, tornarão ao Reino que nos foi preparado antes da fundação do mundo. Quem porém não crer, já está condenado.

A Palavra nos ensina.
Deus é bom para todos - Salmos 145. O mesmo que acontece ao ímpio pode suceder ao justo - Eclesiastes 3; 7 ou 9. Jesus morreu por todos, para salvar o que crer - João 3 Bendito a nação, o homem, a família, cujo Deus é o Senhor. Salmos 33; 128; 144; Deuteronomio 4; 6; 11 e 30.

Resumir ensinos preciosos assim, é um desafio prazeroso. Enquanto escrevia, chorei, orei, intercedi, agradeci. O Deus que nos move nos enche do prazer de simplesmente estar. Este é o Emanuel, o Deus Conosco. A Ele seja a glória no Céu e na terra. Amém. Acredite, há bençãos escondidas em Deus para as nossas vidas. Há bençãos escondidas aqui. Seja Deus o teu Único Deus e que você possa crescer na graça e no conhecimento de quem Ele é e o que Ele faz só para te salvar, só por te amar. Bem como todos os seus filhos e famílias, benditas na terra. Seja assim em nossas vidas e conosco. Amém.
05) Oração de gratidão 
Agradecer é reconhecer a suficiência de Deus e entender que "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração." Atos 17:24-28 Confiar. Crer. Agir. Adorar. Amando a Deus com toda nossa alma força e entendimento. Ao próximo como a nós mesmo. Sem nunca desanimar.
Um dia, orou Jesus, assim: "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra" João 17:20 Há amor nessas palavras. E tudo o que é feito em amor, floresce. Ele nos alcançou. Tem noção o que é falar com o Deus que tudo vê e tudo pode transformar? Ela ainda alcançará muitos. Nunca deixe de crer. Ore pelo que considera simples e complexo. Deus não age como o homem age. Deus não vê como o homem vê. Deus é Deus. Dele é todo o poder. 

 Por: 💗Érica Patricia dos Santos Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?