"Honra teu pai e tua mãe"

Bom dia. 
Um dia começa bem com oração e um belo café da manhã. Gratidão pelo irmão ao nosso lado e pelo dom da vida.
Já fiz minha oração. Pode fazer a sua?
Deus, esteja aqui conosco iluminando em cada palavra. Amém.
Gostaria mesmo de fazer um texto mais breve. Se Deus quiser, Ele atende.
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa

Efésios 6:1-2

Me alegro em poder escrever este texto. Falar em pai e mãe de fato enche nosso coração de cuidados. E honra.

A Palavra de Deus é inicialmente uma revelação de quem é Deus. Criador. Depois, de quem somos nós. Criatura. E dos mandamentos deste Deus sobre tudo o que Ele fez, pois nos fez à sua imagem e semelhança. Com capacidade para pensar, opinar, sentir e nos comunicar. 
Sendo Rei, Ele se deixa humilhar, para nos ouvir, atender e até explicar. Somos conquistados por Deus, não pelo que ordena, mas porque Ele se abaixa, e nos alimenta. Ele explica e reexplica e fala outra vez. Aos submissos, fica claro. Os rebeldes, sofre a pena.

Submissão é o ato de submeter-se a, está debaixo de uma missão. Deus tem um compromisso com Ele mesmo. Não muda. E o louvamos por causa disso. Ele é todo bondade e apesar de suas misericórdias, Sua Palavra é Viva e Eficaz na vida de quem crer e de quem não crer.

Quando Deus se deixa revelar como Pai, e entendemos que na terra há de sua sabedoria, geralmente queremos encontrá-lO em nosso pai.
Aos que tem pais -pai e mãe- presentes, querem ver este reflexo. Aos que não tem, buscam um referencial em outros. Conscientemente ou inconscientemente, isto acontece na maioria das crianças que podem crescer na carência desta falta.

Nossos pais são os que nos sustentam, no sentido de apoiar, nos primeiros anos de nossa vida. Todos os excessivos cuidados e  recomendações são para o nosso bem, para permanecermos com vida. E esta, cheia de energia, em abundancia. Deus deu habilidades a homens e mulheres para checar quando isso não vai bem. Pais, enfermeiros, médicos, dentistas, psicólogos, professores, oftalmologistas, policiais, bombeiros e por aí vai... Precisa falar mais?  Deus abençoe todos vocês, muito mais aqueles que caminham conosco e nunca dizem adeus: mamães e papais.

Infelizmente, temos as mais infinitas formas de relacionamentos e sentimentos em nossa sociedade. Os filhos nascem nas mais diversas formas de religião, pensamentos, classe social e somos dotados de formas de reação. Reação ao que nos faz bem. E ao que nos faz mal. Podemos nos  conformar e repassar. Isso às vezes é necessário, junto com o perdão; ou podemos ter esperança, com ação, para mudar alguma situação sentida, confirmada e cheia de conhecimento que não é o ideal. Não está como "deve ser". Então, ou muda-se a família de origem, para obediência a Deus ou começa-se uma família nos padrões que Ele estabeleceu. Para o nosso bem. Deuteronômio 6 fala exatamente nisto. São cuidados para a vida.
"Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra." Ef 6:2-3

Há esperança! Sempre há esperança, sim! Para os que nasceram no mais alto padrão de exemplo de família e aos que nasceram desprovidos de todo amor e contentamento. Nossa Esperança Vive!
"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim."
Isaías 49:15,16


Por que tanta introdução? Por que não é fácil falar da vontade de Deus, quando se trata das criaturas "mais sagradas" para filhos. A voz ecoa dentro de nós. "Honra teu pai e tua mãe". E eu, que tive um pai bem presente, sou defensora de combater a frase: "mãe é mãe, pai é qualquer um". Ou só: "mãe é mãe". Os pais bem sabem que isso dói. Que é uma indireta os excluindo e diminuindo. A nossa velha sociedade perdida que quer exaltar a mulher, por causa dos erros de alguns homens. Como se as mulheres não errassem sobre família, diante de Deus, também. Tive um pai ciumento e que nos ama, do seu jeito, apesar de suas tantas imperfeições. E sei que como eu, tem muitos. "Pai é pai" também! Se alguém não teve, leva as consequências disso e se alegrou se alguém exerceu esse papel em sua vida.

Do dicionário, Honrar. Hon-rar. sf. vtd. e p.
Fazer honras a. Conferir honras a. Distinguir. Enobrecer. Prestar veneração a. Ilustrar. Realizar um compromisso (honrara dívida). Sentir-se lisonjeado. Reputar como honra. Prezar-se. 

Eu quero ir além. Honrar alguém é andar de modo digno a que o nome desta pessoa seja honrado. 
"Tal pai tal filho". 
Ali vai "o filho de". 
Seria também não envergonhar ou entristecer aqueles pelos quais carregamos os nomes deles, em nós.
Facilmente somos apresentados com uma representação de onde viemos ou de quem somos. Maria, esposa de João. E a partir da referência, fazemos um juízo de valor dentro de nós. Sabendo que podemos ser surpreendidos ou não.

Acho que se eu parasse aqui, meu pensamento estaria completo. Só preciso me estender, pelo fato do que vem ao lado de honrar: alegrar, obedecer.

Pelos muitos casos, eliminemos aqueles os quais os pais, apesar de imperfeitos, são tementes de fato a Deus. Em Espirito e em verdade. Abordemos os casos de pais que se rebelaram contra Deus e abandonaram a Lei do Senhor. Ainda que "acreditando acertar e achando que 'assim' vai funcionar".

Biblicamente, citemos alguns casos.
Adão e Eva - Gn 2 e 3
Isaías 28
Oséias 4 a 6 e 11
Rebeca e Isaque - Gn 27
Atalia  - 2 Cro 22
Jezabel e Acabe - 1 Reis 21
Acaz e seu filho Ezequias - 2 Cro 28 e 29
Lóide e Eunice - 2 Tim 1

São exemplos, de histórias que não dá para transcrever, você deve ler. Os Livros de Jeremias e Ezequiel são repletos de advertência aos pais que abandonaram a Deus e seguiram seus próprios ídolos. Abandonar a Palavra de Deus é vir consequências sobre filhos e futuras gerações. Até que haja um mover sobrenatural do Poder de Deus, com o Espírito Santo, na vida daquele que Ele escolher. As ordenanças do Senhor são claras. Rompa com a tradição(ensinos em atos e palavras) de vossos pais. Busque um referencial bíblico. Depois, alguém que possa lhe instruir em atos e palavras. Talvez esses possam ser seus pais espirituais. Honre-os. Bem como continue a honrar seus pais biológicos. Isso tem mais a ver conosco que com eles. A verdade sempre reinará e começa no nosso lar. O primeiro mandamento é "amar a Deus sobre todas as coisas". Das demais coisas Ele cuida. Faça sua parte. Deus continua sendo o autor da salvação. Continue submisso no que for possível. Conheçamos e lembremos das promessas de Deus e tragamos à memória o que pode nos dar esperança. As  misericórdias de Deus não tem fim. Renovam-se a cada manhã. Grande é a sua fidelidade!


"Mas disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos. Eu sou o Senhor vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os."
Ezequiel 20:18,19


Se quiser confirmação no Novo Testamento,

Colossenses 2:8
Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo

E 2 Coríntios 6.

Compreendamos que a sabedoria de Deus excede a dos homens. Às vezes a questão não é de submissão ou obediência aos pais, mas de salvação de almas. De libertar do império das trevas para o Reino do Filho do Seu amor... Da Verdade! E destes assuntos, Deus entende mais que nós.

Por isso, oremos para Deus nos dá discernimento, entendimento, sabedoria e confiança nEle mesmo; agradando-O em tudo. Nossos pais, no que for possível; procurando, quando possível, "manter a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor".

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.

Provérbios 3:5-7

A Bíblia é preciosa. Quando bem aplicada é poder de Deus e sabedoria de Deus para salvação de todo o que crer. Alegremo-nos e louvemos ao Deus que é digno de louvor.

Cuidamos de cada um, segundo nossos entendimentos.
Oremos. Para que o entendimento do nosso Deus Criador, possa inundar nossa mente e coração, de forma que não consigamos agir ou pensar, de outra forma. Isto é honrar pai e mãe. Isto é honrar Aquele que é digno de toda honra, glória e louvor. Na nossa limitação, mas no Seu eterno amor, sejamos cada dia mais parecidos com Ele. Amém.

Esta banda canta uma linda homenagem a vocês, preciosas pérolas para Deus. 
Painho e mainha, amor que permanece é amor. Ouçam.
Por: Érica Patricia S. Brasil




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?