Mais preciosas que rubis.

Bom dia. Que esta mensagem chegue a você cheia de graça e de verdade.
"Não ocultei dentro do meu coração a tua justiça; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade."
(Salmos, 40:10)

Mulher é mesmo um ser único formado por Deus. Cheias de detalhes. Feitas com amor. Dada ao homem para completá-lo. Adão se alegrou tanto depois de ver sua esposa que disse coisa com coisa: "essa agora é osso dos meus ossos e carne da minha carne". Depois de passar tanto tempo com seres nenhum pouco parecidos com ele, ele devia estar triste. A partir daquele momento ele tinha com quem compartilhar, conversar, dividir, aconchegar... Ele tinha a quem amar, aproximar, sentir, tocar... A Bíblia diz que Deus deu um sono profundo a Adão e como uma cirurgia, tomou Eva de sua costela. Costumo até brincar que um homem quando decide casar está em sono profundo. Quando acorda, está casado. E a mulher já nasce casada. Cada mulher já teria o seu homem a esperando, não fora as vozes contrárias para desviar... não fora as guerras a distanciar... Graças a Deus ouvimos a Voz que diz: "Aquilo que eu escrevi ninguém pode apagar".

Gênesis 2:22
"e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem."

A Bíblia fala muito em homens. Seus nascimentos, descendências, reinos, procedimentos, atitudes, bençãos e ordenanças. Parece até que Deus esqueceu um pouco das mulheres; e por um tempo, muitas mulheres ficaram enciumadas: "A Bíblia é machista. Tudo é para o homem. Mulher só tem obrigação."

Amadas de Deus, esse texto vai mudar completamente seu modo de pensar. A partir dele, se Deus quiser e o Espirito Santo agir, sua visão vai mudar. E mais, mudar a sua vida. Porque creia, Deus conosco agora está.

"Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor."
(Provérbios, 18:22)

Foi lá. No início de tudo, a mulher que o alegrou e que ele tanto amou, o pôs numa situação que Adão jamais imaginou. Era aquela que em nenhum momento em sua vida ele pensou  duvidar. Plena comunhão eles tinham. Andavam nus, cumplicidade.  Transparência. Mas Eva o tentou a comer do fruto que Deus ordenara a ele que não comessem. 
Talvez você já tenha conseguido fazer seu pai, namorado, esposo ceder algum pedido seu só para lhe agradar. 
Se você ler Gênesis 2 e 3 vai comprovar. A Bíblia diz, que a ordem foi dada a Adão. A serpente tentou Eva. Não fala se os argumentos que a serpente usou com Eva, Eva repassou para Adão. Ou seja, não fala se ambos comeram por ambicionar ser como Deus. Ou se Adão só comeu porque Eva ofereceu...
Eva se tornou responsável, pelo castigo de Adão. Sabe a quem Deus atribuiu tamanha desobediência? Ao esposo dela. Ao seu marido. Aquele que tanto a amou. Que tanto se alegrou por sua existencia... 

Gênesis 3:9
"Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe:
__ Onde estás?"

Aqui começa a sua reflexão que Deus quando te fez não te colocou numa condição inferior, não. Ele vai te mostrar, assim como mostrou a mim, que nós podemos fazer nossos esposos cair ou levantar... Ele nos deu uma alta missão de entender que a ordem dada a Adão não pode ser desobedecida pela voz contrária da sua mulher. Fazer isso é induzi-lo a desobedecer o Criador e é trazer coisas ruins sobre nossa casa.

Gênesis 3:17
"E ao homem disse:
__ Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida."

Deus tem um plano. O plano que Deus tem para um homem e uma mulher é perfeito. Ele quer que experimentemos de sua plenitude. Um homem temente a Deus que busca Sua Face e ouve Sua Voz, Deus o direciona nas decisões a tomar. Escolhe a esposa para ele. O que você vai fazer? Deixar Deus o conduzir ou querer ser mais sábia que Deus? O fato de o homem dominar a mulher veio como consequência de sua influência da desobediência de Adão. Logo, este não é o modelo desejado por Deus para um casal. Você consegue perceber a sua responsabilidade no homem que tem ao seu lado?

"Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas."
(Provérbios, 31:10)

São tantas as formas de tentar o homem para desobedecer a Deus... antes você achava que nada podia... que Deus havia privilegiado o homem, hoje você começa a enxergar a grande submissão que Deus te deu. Dizer não a serpente é dizer não à voz contrária a de Deus. É poder encontrar o seu marido e o abençoar. Como? Sem ser aquela que vem com voz contrária a de Deus para o influenciar. 

E de repente, todos os grandes textos com homens ficam pequenos e vemos as grandes participações das mulheres nas atitudes de seus maridos.

"A mulher virtuosa é a coroa do seu marido; porém a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos.
Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos.
Quem anda na sua retidão teme ao Senhor; mas aquele que é perverso nos seus caminhos despreza-o."
(Provérbios,12:4; 14:1-2)

Sara fez Abraão deitar com Agar. Deus tinha feito uma promessa a Abraão. Teve consequências? Sim! Agar gerou  um filho para Abraão.
Rebeca, esposa de Isaque,  escolhida a dedo por um servo de Abraão, debaixo de oração, já em sua velhice, decide o enganar. Faz Isaque abençoar Jacó ao invés de Esaú e traz dores e separações em sua família.
Raquel engana seu pai e rouba um ídolo para levar ao seu lar.
Jezabel em nome de sua família mata profetas de Deus e destrói completamente sua vida, a vida de seu esposo e seu lar.
Atalia influencia o filho a reinar impiedosamente contra o SENHOR. Dando a outro a graça da benção do Salvador. Uma criança escondida na igreja. Porque ela não temia Deus. Mas Deus nunca esqueceu dos seus.

Façamos uma pausa. Oremos.

10. De todo o meu coração tenho te buscado; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
11. Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.
15. Em teus preceitos medito, e observo os teus caminhos.
16. Deleitar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.
18. Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei.
(Salmos, 119)
Seja feita a Tua vontade. Amém.

E então, dentre tantas mulheres que agiram como a esposa de Adão. Entendemos o porque de Salomão fazer uma homenagem tão bonita à sua mãe em Provérbios 31. Ela lhe dava conselhos certos. Ela foi uma mulher de Deus. Temia ao Senhor. Os instruia neste Caminho. E Ele pôde reconhecer que seu pai Davi foi honrado por Deus.  Porque sua mãe o abençoava. E se ele foi repreendido, foi por seus próprios egoismos. Salomão pôde compreender, que uma mulher ergue; e as mulheres que ele se prostituia, o fizeram perecer. Embriagado, prostrou-se diante de suas deusas. E o Senhor não ordenara que não fizesse? A voz contrária de mulheres, novamente infuenciando homens para diminuir ao invés de crescer. Para destruir ao invés de edificar.

"Tinha ele setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração."
(1 Reis, 11)

A Bíblia também fala em mulheres como Maria, a mãe de Jesus, Maria Madalena, Lídia, Dorcas, a mãe e vó de Timóteo, mulheres que aprenderam de Deus e decidiram instruir e cooperar com o Senhor, servindo-O com alegria. Logo, servindo aos irmãos.

Mulheres de Deus, falo com vocês porque talvez ainda não entendam sua preciosa missão ao lado deste homem que Deus colocou em sua vida para liderar... mas sei que confia no que Deus diz e agora pode exercer com mais amor o que Deus te chamou para fazer. 

Orar para discernir vozes contrárias. Orar para abençoar seu esposo na missão dele de obedecer ao Senhor. Orar para ser uma mãe que faz seus filhos fazerem o que é reto perante o senhor. Para ensinar suas filhas a não serem astuciosas com este dom que Deus nos deu. Orar para ser uma sogra que influencia suas noras ainda que ela venha de um lar idólatra.

Foi assim que Noemí ganhou o coração de Rute e conheceram as duas o significado de amor, gratidão e fidelidade. O Livro de Rute é pequeno e cheio de ensinamentos para nós mulheres. Não se iluda, é por isso que o mundo denigre tanto a imagem da sogra. Porque há segredos e honras aí.

E como falei... de repente as histórias dos homens vão diminuindo e as mulheres vão aparecendo, mostrando o nosso real e precioso valor.

Costumo dizer que o conhecimento nos deixa mais sóbrias. Mais saudáveis. Mais fortes. Até para colocar em prática. Quantas famílias poderíamos ajudar a restaurar? Ao menos a nossa. Dos filhos. Das mulheres que o senhor nos enviar. 

Fica fácil compreender agora o que é ser uma mulher rixosa. É aquela que tendo um bom homem do lado, faz capricho para ele a ouvir quando ele decidiu obedecer a Deus.

1. Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
3. as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem,
4. para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos,
5. a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.
(Tito, 2)

Usando a nossa imaginação fantasiosa, o que teria acontecido se Eva dissesse não a serpente? Se Adão dissesse não a Eva? Se Eva reconhecesse e pedisse perdão? Se Adão reconhecesse e se arrependesse? 

O que aconteceria está escrito em  cada página da Bíblia para o homem e para a mulher que decidiram firmemente obedecer a voz do Senhor. E mesmo se cair, se arrepender e tornar a obedecer. Um coração quebrantado, humilde, contrito, Deus nunca deixará perecer.

"Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve."
(Salmos, 51:6-7)

Maria Madalena foi uma dessas. Ao ter um encontro com Jesus, sua sinceridade fez com que alcançasse graça e misericórdia. Apesar do que fez no passado, o conhecimento da verdade a fez mudar, e se tornou amiga amada de Jesus. 
Deus não leva em conta o tempo de sua ignorância. Ele te convida a crer que suas palavras estão descritas e que elas se cumprem em mim e você.

Há esperança para o teu futuro. Há pérolas na tua submissão. Se solteira, tenha a sabedoria de ser uma mulher de Deus e esperar um homem de Deus. Se casada, tenha a sabedoria de temer a Deus e a paciência se o seu esposo é um daqueles que desconhecem o plano de Deus. Assim como você, a Verdade revelada pode fazê-lo tornar. Enquanto isso, o Espírito Santo te ajude nas decisões a tomar.

Uma mulher de fé tocou as vestes de Jesus. Disse a verdade. Ficou curada. Foi registrado para memória nossa que a multidão que o cercava não obtiveram a graça de quem colocou em prática a fé sobre quem ela apenas tinha ouvido falar...
Vale a pena crer. Tudo Ele pode. Tudo Ele faz. Tudo é para a glória do Pai. Jesus Cristo vive. Ele veio nossa vida transformar. 

Marcos 5:24
tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto

Marcos 5:34
Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal.


Vem Espírito Santo de Deus e toca essa mulher que ler. Que seu esposo seja allcançado para sua família viver para a tua glória.

Sejas engrandecido, Rei meu e Deus meu. Livra-nos de todo mal. Que o teu poder, a tua glória, o teu reino venha sobre nossa vida. Sobre nosso lar. Amém.



"Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça."

"que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência,fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs
para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder"
(João 1:16; Efésios 1:8.9.17.18.19)

Glórias a Deus!

Por: Érica Patricia S. Brasil


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?