Santificado Seja o Teu Nome

Você já parou para pensar porque Jesus, na oração do Pai Nosso, nos ensina a santificar o nome de Deus?
Mas, não já é Santo? Santificado? Por que Jesus nos ensina a engrandecê-lO, elogiá-lO?

"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão."

Ex 20.7

Você só entenderá, quando refletir sobre o porquê da fúria se alguém falar mal de sua mãe. Ou denegrir sua imagem. Espalhar coisas ruins a seu respeito e você ficar sabendo.

 Você é conhecedor de quantos filhos crescem inseguros e infelizes por terem pais que os xingavam, maltrataram verbalmente e gritavam com eles? Que não foram elogiados e incentivados? 
Você sabe quantos homens e mulheres têm depressão por não se libertarem de lembranças do passado, com situações em que seus nomes foram envolvidos de forma ruim? Como alguém,  que cometeu um erro, e isso repercutiu, denegrindo a sua imagem; o seu nome envolvido em zombarias e humilhações. Pessoas cheias de justiça própria que não se compadece do outro.

Conheci um rapaz que era muito magrinho. Era a piada da turma, entre homens fortes e zombadores.  Deixar os amigos sempre zombarem dele era sua zona de conforto. Ser a piada da turma, fazia com que fosse bem aceito entre eles. Talvez isso o valorizasse. Mas, lá, presente, vendo quantos adjetivos depreciativos diziam com ele, incomodei-me e perguntei: Por que vocês não falam assim uns dos outros também? Por que cada um não começa a falar os defeitos de cada um, e todos sorriem? E isso o tempo todo? Já pensou você ter uma cicariz no rosto que já tenta superar ao se olhar no espelho, e seu grupo de amigos sempre zoar? Já pensou ser traído e seus amigos ao invés de se compadecerem, escarnecer de você?
Nem o rapaz gostou da minha intervenção, porque mostrar que aquilo estava errado era tornar os adjetivos verdadeiros e sérios, era mostrar a verdade da situação. "Melhor ser sempre uma piada"!

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.
(Salmos, 1)



O elogio engrandece, edifica, fortifica, constrói. As críticas constritivas, também. Aquelas ditas, em amor, para melhorar. Como falar para alguém ser mais manso ou que aquela roupa está marcando muito o corpo etc etc etc. Nós sabemos e identificamos. As depreciações, críticas destrutivas e humilhações enfraquece, diminui, mina, destrói.

Então, lembrar de santificar o nome de Deus é lembrar que Ele não deve ser motivos de piadas nem zombarias e que, se o respeito se deve entre nós, muito mais para Aquele que é SENHOR e Criador. Que mesmo sendo Deus e ter toda autoridade de impor, se dispôs a ensinar como Pai. Assim Ele iniciou. "PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU. SANTIFICADO SEJA O TEU NOME". Isso é aproximação,  inclusão, submissão, dependência e adoração. Deus nos chamou para engrandermos o Seu Nome. Elogiá-Lo e reconhecer o que de bom Ele faz por nós. Termos sentimento de gratidão,  ainda se recebermos um não. Esse princípio é facilmente notado e sentido que deve ser aplicado entre nós também. De fato, ser amados por Deus nos faz amar a Deus sobre todas as coisas e nos ajuda a amar o próximo como a nós mesmos.

Deus, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME. Sejas engrandecido em nós e entre nós. 
És Santo. Amável.  Bondoso. Conselheiro e amo estar contigo. Obrigada por me enxergar a ver que tu nos chamaste para edificar. Edificar ao outro. Este é o princípio de abater soberbos maus para não dar força a eles. E ajudarmos os tímidos e humildes ou doentes a levantar.

Glórias sejam dadas a Ti, meu Amável e Excelente Mestre. 
💓Cheio de autoridade e poder, chegas e inundas todo o meu ser. Eu te amo.

* Érica Patrícia dos Santos Brasil

Bendito és tu, ó Senhor, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade.
Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos.
Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.
Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome.
Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.
Porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos, como o foram todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há permanência:
Ó Senhor, Deus nosso, toda esta abundância, que preparamos para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua.
E bem sei, Deus meu, que tu sondas o coração, e que te agradas da retidão. Na sinceridade de meu coração voluntariamente ofereci todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, ofereceu voluntariamente.
O Senhor, Deus de nossos pais Abraão, Isaque e Israel, conserva para sempre no coração do teu povo estas disposições e estes pensamentos, e encaminha o seu coração para ti.
....................1 Cro 29.10-19

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?