As estações da vida

Tudo tem o seu tempo determinado, 
e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; 
tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; 
tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; 
tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; 
tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder;
tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; 
tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; 
tempo de guerra, e tempo de paz.
Eclesiastes 3:1-8

A paz do Senhor seja contigo! Senti o desejo de abençoar você com mais uma de minhas postagens. Esta é uma mensagem para que vivamos uma vida com sabedoria. Para crermos que um tempo só muda de uma “estação” para outra, quando Alguém intervém nesta história. Caso contrário, teríamos eternos invernos ou verões, sem jamais chegar às primaveras ou o outono. E descobrimos a beleza que marca cada estação desta nossa vida.

Lembro quando eu viajava para João Pessoa e todo aquele verde na natureza, ficava seco e sem graça, os pequenos lagos que encontramos no caminho, quase vazios. Aquilo me dava uma sensação de tristeza e parecia que nunca ia acabar. Considerava que todas as plantas iam morrer e acabaria a água naqueles locais. Demorou para eu perceber que ao viajar novamente estava tudo verde e, os lagos, cheios. E que isso se repetia, ano após ano. Em algumas épocas, as árvores estavam cheias de frutas, o que me dava vontade de descer e colhê-las (Do terreno alheio. Eram tantas...).



Até que, um belo dia, sorri. Percebi o quanto aquelas árvores eram fortes. O tempo que elas resistiam sem água e sem folhas e como suas folhas se renovavam a cada inverno que chegava. Quase saltei de alegria, ao perceber que aquela paisagem não 
         era feia, nem triste. 




Era apenas uma época determinada para elas viverem. Sem preocupações ou murmurações, lá estavam elas mudando de novo e de novo e de novo... Que bom!




Quer ver a minha alegria? Quando descobri que mesmo na chuva, o sol permanece lá, por trás daquelas densas e escuras nuvens.

Você não percebe? Parece feito de propósito, alguém falando: “Eu permaneço aqui, controlando todas as coisas e nada vem a falhar”. E quando Ele intervém, pronto, tudo muda novamente.


Se você parar pra pensar, em tempos ruins, você tem mil motivos para celebrar. Em tempos bons, você tem outros para clamar, interceder, vigiar. Não há uma separação total de tempos em tempos. Ainda na seca e no deserto, o cacto está lá. Tudo bem, pode até estar cheio de espinhos, mas tem água suficiente para perseverar, firme e forte. Aleluia! E no inverno, com toda a chuva, precisamos cuidar da nossa pele porque ela resseca, não é mesmo?





Viver a vida com sabedoria é ter esta confiança. Os tempos em nossas vidas, embora aqueles ruins, doloridos, demorados são apenas necessários, para que sejamos amadurecidos, fortificados, renovados, quebrantados, para que sintamos o gosto da vitória, sem nos esquecermos de permanecer com os pés no chão. Muitas vezes, passamos por coisas para que se manifeste o Poder de Deus. Do Deus do impossível. Para que saibamos que os fatos não estão no controle de nossas mãos. E que o mesmo Deus que controla as estações do tempo, ou o sol por trás das nuvens chuvosas, está controlando as estações de nossa vida.


Se você conhece este Deus, isto te dar uma alegria, uma confiança, um temor e um descanso que ninguém mais experimenta. É nesta sabedoria que discirno os pensamentos vãos dos homens a respeito de “suas escolhas” na vida e que olho para o céu e sorrio. Então, sim, vejo Alguém sorrindo pra mim... É neste momento que me dá vontade de cantar, canções como:






“Em Tuas mãos descansarei
Meu coração Te entrego
Meu mundo está bem seguro em Tuas mãos
E eu sou Teu pra sempre
Sim, eu creio em Ti, Jesus
Eu pertenço a Ti, Jesus
A razão do meu viver
A razão do meu louvor
Em tudo que sou
Contigo vou por onde precisar
E se eu sofrer confiarei
Eu viverei conforme o Teu querer
E o Teu amor pra sempre
Sim, eu creio em Ti, Jesus
Eu pertenço a Ti, Jesus
A razão do meu viver
A razão do meu louvor
Em tudo que sou
Eu Te adoro
Eu Te adoro, Deus “ 



Quer ter uma noção de eternidade? É a espera para o encontro entre dois corações que se amam. Quer ter uma noção de velocidade? É o tempo da nossa estadia aqui na terra. 


Breve, muito breve. Pergunte a um senhor que teve a dádiva de chegar aos 90 anos e verás.


  •     Transforma tuas dores em clamor e adoração.
  •     Transforma tua espera em louvor e adoração.
  •     Transforma tua alegria em gratidão e adoração.
  •    Viva uma vida para glorificar Aquele que te amou primeiro. Porque dEle e por Ele e para Ele são todas as coisas. Porque Ele nos perdoa e suas misericórdias duram para sempre. Sua fidelidade é grande. Seu amor não acaba. Porque Ele nos enche de cuidados dia a dia. Porque o que Ele tem preparado para nós é inimaginável e a aparência deste mundo vai passar e porque Ele nos amou desde a fundação do mundo. Quem ama faz bem e não mal. São pensamentos de paz que Ele tem para nós. Há muitos motivos para entrar diante dEle celebrando com júbilo.





[Vocês nem sabem em que dia escrevi isto. Num dia de um grandioso presente que Deus me daria um dia depois; o dia de hoje! Após ouvir de mais uma porta fechada para mim, aquilo que parecia impossível, mais uma vez Ele tornou possível. E eu fico sem palavras para expressar a minha gratidão. O que me resta prostrar-me e dizer: “por que me amas tanto assim, meu Deus? Eu te louvarei, Senhor, com todo o meu coração, e contarei todas as tuas maravilhas!”. Acordei e recebi o que parecia estar perdido. Louvado seja o meu Senhor! Olha o salmo que escrevi abaixo, sem saber o que me esperava pela manhã... Deus é lindo!]

Sabe, diante de tão precioso conhecimento, você poderia orar assim:


Meu Senhor e Deus...
“Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma. Ensina-me a contar os meus dias, de tal maneira que eu alcance um coração sábio.” Sal 90:12; 143:8




Quem sabe assim, você vai perceber porque o salmista fala no Salmo 125:

“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece firme para sempre.”
Salmos 125:1

Ou porque Jesus ensina:
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá- lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.”
Mateus 7:24,25



Talvez você agora possa compreender o Deus que muda o estado da árvore.
“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e  não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.” Jó 14:7-9




E que assim, ensina sobre o estado do homem:

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” Salmos 1:1-3


A caneta que escreve tua história não está nas mãos do homem. Está nas mãos do Deus que faz com que tudo contribua para o bem daqueles que O ama e são chamados segundo os Seus propósitos.

Ouvi também algo muito bonito em um culto, ele disse mais ou menos assim: O homem pode pensar que tem controle sobre muito em sua vida. Mas todos sabemos que não temos controle sobre o nascimento e sobre a morte. Ainda que alguém se mate. A morte seria irreversível, se Jesus não tivesse morrido e mudado seu estado, ressuscitando dentre os mortos. E vivendo para sempre.

Este Jesus tem Poder.
·        Poder para mudar um estado ruim, para bom. Por isso, alegra-te, agradeça, aproveita!
·        E de mudar um estado bom para ruim. Com propósitos. Por isso, vigia, ora e tema!

Em todo o tempo, em tempos de dores ou alegrias, não te esquecerás de:
·        Quem o Senhor é; E que Ele deve ser amado por isto!
·        De ter um coração cheio de gratidão por tudo o que não mereces e recebes;
·        E que o melhor de Deus ainda está por vir.

Não sei por que Deus gosta tanto das nossas “belíssimas vozes” cantando pra Ele, porque Ele sempre pede: louvem, cantem, alegrem-se, cantem salmos e hinos, cânticos espirituais. Então,






        Em tempos doloridos...

“ E ao final será muito melhor o que virá. É tudo parte de um propósito. E Seu amor me guardará. Sempre estiveste aqui, Tua Palavra não falhou. E nunca me deixou. Descanso minha confiança em Ti...”

“ Perto de Deus sou muito mais, perto de Deus vou além. E não há nada e ninguém que poderá me separar do teu amor ó Pai...”



·        Em tempos alegres:

As misericórdias do Senhor
São as causas de não sermos consumidos
Porque as Suas misericórdias não têm fim
Renovam-se cada manhã
O amor de Deus encheu
Nossos corações, que maravilha

“Eu te agradeço, Deus
Por se lembrar de mim, e pelo teu favor
E o que me faz crescer;
Eu vivo pela fé, e não vacilo;
Eu não paro, eu não desisto,
Eu sou de Deus, eu sou de Cristo.

·        


E em todo o tempo:

"Caminhar contigo, falar contigo ouvir tua voz. Estar contigo, contar segredos, estar a sós. É o que meu coração deseja Senhor, meu Deus, Pois em Tua presença, a seus pés prostrado, Te sinto todo meu...

Tua graça me alcança, A aliança renovada, conquistada lá na cruz Por meu Jesus...

 Eu encontrei um amor perfeito... 





Honras, glórias, louvores, gratidão ao Dono do tempo e das estações, de tudo o que há no céu e na terra. Que conhece cada estrela pelo nome de forma que nenhuma dela venha a faltar. Aquele que veste os lírios dos campos como nem Salomão se vestiu em toda a sua glória e que disse que valemos muito mais do que ovelhas e do que as aves. Que disse:



 









__ Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
E...
__ Qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? ... Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. Lucas 12:25.26.32



Glórias a ti, Deus meu e Rei meu!
      Majestade estou aqui, para te render meu amor, minha gratidão...




Por: Érica Patricia dos Santos Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?