O Sincero Arrependimento


Oi. A paz, graça e misericórdia de Deus esteja conosco sempre.  É um momento especial para mim. Estou com uma crise de coluna daquelas e justamente agora, como que aproveitando - rs, Deus me leva à igreja nesta Quarta, 18/06, mesmo doente, para confirmar o término deste texto, que escrevi em 14 de Maio, refletindo sobre o perdão e o arrependimento. Só faltava editar e acrescentar algumas coisas. Deus é Onisciente, Onipresente e Onipotente. A Ele devemos dar glórias, louvor e honras. NEle muito nos alegramos, fazendo-nos sempre gratos e cheios de esperança. Esse Deus maravilhoso que dia após dia, desde a fundação do mundo, cuida pessoalmente de nós. Um amor que não acaba, que não diminui, que não desanima e nos diz: filho, estou aqui. Creia, quando Deus fala, tem propósitos, portanto... oremos e ouçamos atentamente a voz de Deus...

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia”
Salmos 103:1-4




Lá está, bem depois da parábola do homem que não perdoou depois de ser perdoado:

"Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do íntimo não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas." Mateus 18:35

O que me faz sorrir com Deus é que Ele bem sabe a astúcia do homem e não deixa brecha... rs. Você leu este versículo. Talvez você já o tenha lido várias vezes. Mas sempre e sempre justificando-se quando não quer perdoar alguém. Ou fala: “eu perdoei, mas...”. Então, está lá, apontando bem para nós, na verdade, salta do texto; e, acreditem, eu consigo ouvir a voz de Deus e consigo ver o seu semblante olhando pra mim e dizendo: “deixe de ser espertinha...” então,  volto no texto e leio com mais amor:

__ “... se do íntimo não perdoardes...”.

Então a gente diz: Ou Deus, seria tão bom que Tu não sondaste o nosso coração... Só que neste momento vem a parte que Ele gosta:

__ Tu sabes que de mim não consigo... Então, por favor, me ajuda, pois confio em Ti e no porque tu pedes isso, embora realmente seja imperdoável o que esta pessoa me fez...

Logo o olhar de Deus se torna outro... Passa a ser, de repreensão, para compreensão, e aí Ele nos limpa e muitas vezes nos dá razão do porquê do perdão. Como só faz as coisas com excelência, ainda nos faz interceder pela pessoa...

Este é o Deus que você ama? É o meu! O meu amado Deus!

Pois é, mas esse texto, por incrível que pareça, não é para falar de perdão e sim do sincero arrependimento de quem ofendeu.

Seria a sutil e enorme diferença entre Pedro e Judas. Perceba que tanto no caso de Pedro, quanto no caso de Judas, a quem se dizia “amigo”, andava junto como amigo, tinha a intimidade do Fiel Amigo e partilhava da mesma mesa do amigo, as ofensas foram “dolorosas” e duras.

"E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente." Mateus 26:75

“Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar." Mateus 27:3-5

Qual a diferença entre a atitude de Pedro e a de Judas? Se os dois traíram Jesus e se Pedro, em determinado momento, também foi chamado de Satanás?

"Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens." Mateus 16:21-23

"Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é diabo. E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze." João 6:70-71

Percebamos o grande mal que é a traição. E quem usa desse meio para enganar. Algo planejado até concluir, sem arrependimento. Quanto a Pedro, é notório que por ele não entender ainda as coisas espirituais, ele pensa estar dando um bom conselho ao Senhor. Na nossa forma de falar, seria preocupação e aflição. Como qualquer um de nós, sabendo do que estaria para acontecer a um amigo. Quantas vezes não já repreendemos alguém que falou que ia morrer? Até pacientes em estado terminal. O de Judas foi planejado, foi ambição (e nem tanto assim), foi maquinado e sentava-se perto e comia com eles como amigo.

O próprio Jesus faz questão de não desmascará-lo, apesar de saber o que ele estava para fazer.

"E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam." Mateus 26:49-50

Acho esses versículos muito importantes para reflexão.
Jesus chama Judas de amigo. Por quê?
Aqui vem o assunto que só Deus sabe sobre o coração do homem, mas que muitas vezes revela aos seus amigos. Para quem estava ao redor, parecia que Jesus estava sendo pego de surpresa. Também para quem estava ao redor, parecia que Judas se arrependeu. Quem ficou sabendo que de fato Judas que era o diabo?

"E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair. E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, Senhor? E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair. Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste." Mateus 26:21-25

"Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus. Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava. E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é? Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa." João 13:23-27

E nós hoje só sabemos porque a Bíblia fala sobre as atitudes e revela o coração do homem. Mas se estivéssemos lá, talvez ficássemos confusos. A não ser que fôssemos uns dos amigos de Jesus, a quem Ele revelasse.

Ora, Pedro tentou Jesus, traiu Jesus, arrependeu-se no íntimo, nem falou pra ninguém, obteve perdão e nunca foi abandonado pelo Senhor. Judas traiu Jesus, foi devolver o dinheiro 'como prova' de arrependimento, e, no entanto, era um enganador. Ou seja, neste momento ele queria enganar os que estavam ao redor, e, provavelmente, muitos acreditaram nele.

O arrependimento sincero beneficia a pessoa com Deus e consigo mesma. Pois te faz humilde e te faz valorizar o outro amando-o como a ti mesmo. E não seria esse o 2º maior Mandamento?

Mas... há algo que muitos não pensam. Judas se suicidou, saiu de cena, revelou-se a alguns e ninguém teve mais que lidar com ele. E é muito comum termos que conviver com pessoas que nos traíram e que de fato não sabemos seus corações. Não seria o caso de Jacó (Gn 27)? No entanto, Deus se agradou de Jacó e se aborreceu de Esaú... Você veria alguma diferença entre Judas e Jacó, exceto que Jacó recebeu o favor de Deus e foi perdoado? Ele era um escolhido, foi perdoado, POR ISSO se arrependeu, recebeu a visita do Senhor, foi abençoado pelo Espírito Santo e tornou-se Israel – Nova Criatura em Cristo. Teve um encontro e o perdão do irmão e uniram-se em Cristo.



Assim também, na história de Pedro e Judas, se fosse da vontade de Deus, teria acontecido o contrário, isto é, Pedro teria sido o diabo e Judas o que se arrependeu de fato, e é aí onde vem a soberania de Deus e o não querer ser Deus. Deus, só Deus sabe quem é quem. Compete a nós a misericórdia, o perdão, intercessão, vigiar nossas atitudes e coração e, a Deus, o julgamento. Sabendo também que atitudes falam sim... mas, como no caso de Judas e Pedro, também podem nos enganar. Só relembrando... Ora, Pedro tentou Jesus, traiu Jesus, arrependeu-se no íntimo, nem falou pra ninguém, obteve perdão e nunca foi abandonado pelo Senhor. Judas traiu Jesus, foi devolver o dinheiro 'como prova' de arrependimento, e, no entanto, era um enganador. Jacó errou e teve atitudes de arrependimento. Daví errou, arrependeu-se diante de Deus e ele não foi até a família da vítima para pedir perdão. Zaqueu disse que devolveria 4 vezes mais a quem fraudou. E tantos outros. Portanto, como sempre, não há receitas! Não para querermos ser um deus. Cabe a nós o falado anteriormente, sabendo que onde teve arrependimento sincero, ter atitudes também sinceras, independente se o outro vai acreditar ou não é de muita valia e alivia o coração... É certo que também demonstra humildade. Mas isso não será certeza de arrependimento. 

"Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." Lucas 19:10-11

Justo ou injusto? lei ou Graça?
“Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.
E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.” Romanos 9:9-16

 O perdão antecede o arrependimento. O homem é morto em seu pecado, Deus perdoa, por isso Ele envia o Espírito Santo para convencer o homem do pecado da justiça e do juízo (João 16).  


O bom de conhecer e confiar em Deus é que, Deus é o Reto Juiz, mas também Advogado. Não o conheço como promotor. Então:

  1. Se você perdoa sinceramente alguém que se arrependeu sinceramente, Deus se agradará dos dois.
  2. Se você finge que perdoa alguém que se arrependeu sinceramente; adivinha de quem Deus é Advogado?
  3. Se você perdoa sinceramente alguém que fingiu se arrepender; adivinha de quem Deus é Advogado?
  4. Se você finge que perdoa alguém que fingiu se arrepender; Deus será juiz dos dois.
  5. Por fim, se você não perdoa alguém, que Deus resolveu perdoar graciosamente, estarás contra Deus.

Termino aqui exaltando mais uma vez O que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre (Apoc 3:7), o Advogado, O que julga com justiça e usa de misericórdia, Aquele que não nos trata segundo nossas faltas e que faz bem aventurado os que nEle se refugiam. O Senhor Poderoso na Guerra que sonda e conhece o coração de todos os homens e que não julga segundo a aparência deste mundo, mas segundo o Seu olhar e Seus propósitos que vai além do que qualquer um de nós podemos imaginar. 

A Ele todo o louvor!

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” Atos 17:30-31

“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”  Salmos 51:17

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre." Salmos 133



Se entendemos, oremos...
“Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR. Senhor, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas. Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã. Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção. E ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades.” Salmos 130:1-8




         Aleluia! 
“Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha...” 
         Salmos 18:1




* Por Érica Patricia dos S. Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?