A mulher de Ló e a estátua de sal




Este texto é sobre o porquê de Deus ter transformado a mulher de Ló em uma estátua de sal. Por que o Senhor deixou este texto como exemplo para nós? Deus nos oriente e nos ensine tudo o que Ele quiser ensinar, para sermos boas testemunhas dEle aqui na terra, enquanto não chegamos Lá.... 



Quinta-Feira (14.11.13), em minha igreja, a ministração da Palavra foi em Gênesis 19. Neste texto, entre outras coisas que Deus quer nos ensinar, Deus diz que vai destruir Sodoma e Gomorra, cidades totalmente corrompidas e que aborrecia muito Deus por suas iniquidades e pecados. Mas por amor a Abraão; Deus, em sua infinita misericórdia, se lembra do sobrinho dele, Ló, e diz que vai livrá-los de lá. Então ordena a Ló que saia da cidade para outra. A Palavra diz:

"E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.
Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.
E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças." Gênesis 19:15-17




Mas, a mulher de Ló desobedece, e olha para trás:

"E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal." Gênesis 19:26

Como sempre faço, fiquei meditando na Palavra. Mastigando, mastigando, aprendendo... e Segunda-Feira (18.11.13), fui orar e eis que abri a Bíblia em Lucas 17. Ao ler os versículos 28 a 33, dei aquele sorriso pra Deus e falei: Tu queres alguma coisa... Então, comecei a perguntar porque Ele me deu aquela Palavra, confirmando o culto de Quinta-Feira. Meditando em porque a mulher de Ló se transformou em estátua de sal por ter olhado para trás, Deus foi me respondendo nestes textos abaixo. Ficamos eu, Ele e a Bíblia no quarto e Ele foi me lembrando dos textos para complementar. E, hoje (21.11), no culto, abri a Bíblia "sem querer" em 1 Co 10 e dei mais uma gargalhada. Esse é o Deus que eu amo!!! 

Que nos edifique, nos abençoe e nos sirva de exemplo para que não nos faça mal o Senhor, depois de nos haver feito tanto bem...

"A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices... Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa. Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão." Salmos 19:7.11-13

Resposta:
**** Há um princípio de Deus nisto. Após Deus libertar o povo de Faraó, no Egito. Abrir o mar, destruir seus perseguidores, começar a guiá-los, sustentar com roupas, alimento e cuidando deles em tudo o que precisavam, com detalhes, sempre que tinham uma dificuldade, o povo parecia que sentia saudade dos tempos da escravidão no Egito e murmuravam muito (ler livro de Êxodo)...

"O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.

"Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite." Êx 13:21-22

"E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!
E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?
E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito." 
Números 14:2-4
...

"E disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?" 
Números 14:11

"E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz" 
Números 14:22


"Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim. 
Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. 
Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes; Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num." Nm 14:27-30


No texto de Gn 19, Deus envia anjos para proteger a família de Ló e ainda assim eles não querem sair da cidade. Persistem em permanecer numa cidade corrupta, mesmo quando Deus ordena que saiam, de forma que os anjos o tiram à força, mas eles parecem não perceber o favor de Deus... Ao que o texto demonstra, parece que eles amavam aquela cidade. O que com certeza seria motivo de Deus destruí-los junto com todas as pessoas que estavam lá. Mas as misericórdias de Deus são infinitas. Sabendo que o texto deixa claro que foi por amor de Abraão. Tomara ele tenha se arrependido de amar as coisas que Deus odiava, para que além de ter o favor e as misericórdias de Deus, ter o bem querer de Deus... Que fosse um homem a quem Deus se alegrasse. Ao menos a sua esposa não foi. E ela foi nos deixada como exemplo.

Em outros textos, Deus diz:

"...E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: NINGUÉM QUE LANÇA MÃO DO ARADO E OLHA PARA TRÁS, É APTO PARA O REINO DE DEUS". 
Lucas 9:59-62

"Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. 
Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás. LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ. Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á." 
Lucas 17:28-33

"Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto. Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. NÃO PONHAMOS O SENHOR À PROVA, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. NEM MURMUREIS, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram COMO EXEMPLO e FORAM ESCRITAS PARA ADVERTÊNCIA NOSSA, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." 
1 Coríntios 10:1-11

Aqui, quase no fim do texto, podemos explicar porque ser uma estátua "de sal": Visto que o sal impede a decomposição, tornou-se símbolo de estabilidade e permanência. Ou seja, para jamais ser esquecido e servir de exemplo a todos nós... O agir de Deus é perfeito ou não é?


Observe mais um texto:
"Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá." Fl 3:12-15

Ficou claro o princípio de Deus de não sentirmos saudade do passado? Lembremos que Deus nos alerta para que tornemos a sã consciência e retrocedamos em nossas ações, aquelas que desagradam Deus. Mas que Deus fez mesmo isso com a esposa de Ló. E talvez tenha muita gente assim em sua caminhada. Como uma estátua de sal. Fico triste... Amados, Deus nos libertou da escravidão do diabo! E tudo, absolutamente tudo, coopera para o bem daqueles que amam a Cristo e são chamados segundo os Seus propósitos. Murmurar por quê? Acaso achamos que Deus não sabe o que está fazendo? Livra-nos, Pai, da soberba. E dai-nos um coração sempre grato!!! 


Obrigada, Senhor! Edifica-nos e nos faz andar pertinho de Ti, confiantes nas tuas promessas! Eu quero chegar Aí! Aleluia!



Para finalizar:
"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam." 
1 Co 10:23

Vamos pensar: o que não edifica, causa o quê? Ou destrói ou PARALISA. Eis porque Sodoma e Gomorra foram destruídas. E a mulher de Ló PARALISADA.

Ainda vai ficar paralisado, olhando para trás? Reclamar? De quê e por quê? Você conhece o Deus que você serve e que te fez filho? Qual pai não quer o melhor pros seus filhos? Portanto, em nome de Jesus, abre teus olhos, vigia a si mesmo e CONFIA! Deixa Deus te guiar...
Deus nos chama para progredir na fé, no conhecimento dEle e da graça dEle... Não deixa o inimigo te distrair e te deixar parado aí!

"Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo" 1 Pe 2:2

"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém." 2 Pe 3:18

"Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais." 1 Ts 4:1

"Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, 
Arraigados e sobre-edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças." Cl 2:6-7



"Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios."  
Ef 5:14-15





* Honras e Glórias unicamente ao Senhor eternamente!

Por: Érica Patricia dos Santos Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?