Adultos e Crianças. Pais e Filhos.

Bem... Mais um tema polêmico... 'Palmadas' em crianças...


Estava pensando em como o ser humano tem sede por violência, de uma forma ou de outra sempre querem justificá-la e, quando dá, com a palavra de Deus. No entanto, quando erram, querem o perdão de Deus. E não o castigo. Obtendo, muitas vezes! O nosso misericordioso Deus! E sendo castigado algumas outras, quando é o jeito mesmo. 

Lembro de um homem que conheci. Ele era muito egoísta, rancoroso e mesquinho. De uma forma que, creia, você não acreditaria. Um belo dia ele adoeceu gravemente e quando muitos pensaram  que Deus ia mostrar pra ele que ele também precisa das pessoas e agora ele vai "sentir o açoite de Deus"... Deus simplesmente moveu Campina Grande inteira pra ajudar esse homem. Que belo gesto de amor! É esse Deus que conheço. Ele morreu, mas tinha reconhecido Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e fez questão de se batizar, mesmo na cama. Que coisa linda... Lembre que isso é um testemunho, não cabe para todos. Não se acomode! Rsss Deus não é homem...


"Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não entrarei na cidade... Tremendo virão como um passarinho, os do Egito, e como uma pomba, os da terra da Assíria, e os farei habitar em suas casas, diz o SENHOR. Oséias 11:9.11


E olha que Deus já tinha 'sofrido' bastante com as cidades prostitutas e infiéis... Basta ler o livro de Oséias todo.

Aí, na minha opinião, aqui sim é uma opinião, os adultos precisam ser castigados, 'açoitados' e de palmadas bem mais que as crianças. Os adultos tem capacidade de discernir  e desobedecem que é uma coisa séria...


Semana passada estava refletindo no texto de Provérbios 3 e Hebreus 12:


"Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão.

Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem."
Provérbios 3:11-12

"E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?

Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?

Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.

E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.

Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados,

E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado." 

Hebreus 12:5-13



Esse texto foi falado para crianças ou adultos? Os castigos de Deus doem tanto que Ele fala para não desfalecermos. Lembremos que Deus só vai corrigir o filho que está errando. Ou o rebelde que teima em não se acertar. E é por amor. Ele não desiste nunca de nós. E aí as dores e o tempo, depende do coração de cada um. Lembram do Livro de Jonas? Pois é... ele é um exemplo. 

Acho lindo como é real o versículo 11, de Hebreus 12. Alguns pais parecem que se entristecem mais que o filho quando está corrigindo. No entanto depois colhe as bençãos.  Pai que ama é pai que educa e disciplina. Sei que também  tem aqueles pais que parece que descontam suas raivas e frustrações nos filhos, injustamente... conheço muitos casos. Mas não é bem sobre esses casos (e são gravíssimos) que quero falar. Mas sobre o geral...


Então, o parâmetro de força de uma pessoa pra outra é bem diferente. Uma tapinha na mão de um bebê de 2 anos, por exemplo, que bateu com raiva no rosto da mãe, muitas vezes pode até doer menos que o grito do pai. Porém aí onde está... Se podemos bater, será que sempre não recorreremos a isso, como maneira de "resolver logo a situação"? E esqueceremos de todo o diálogo de Deus conosco, adultos, que erramos muito mais que as crianças e temos o perdão de Deus renovado todos os dias em nossas vidas? Correção, sim. Sem ser com uma vara, um cinto ou uma corda. 

Não! não é a vontade de Deus para aqueles irmãos nossos que injustamente apanham e morrem por causa do nome do nosso Senhor. É a dureza do coração dos homens e incredulidade daqueles que não O conhecem... Ou seja, é o diabo querendo INTIMIDAR quaisquer outro que resolver confessar o nome de Jesus.

É fácil notar que o poder corrompe o homem. Claro, muitos homens e não todos. Dependendo da posição que ele ocupe, ele esquece-se do "sujeitai-vos uns aos outros" (alguns nem conhecem essa frase) e querem os outros sujeitos a eles... E aí onde vem muita violência física, psicológica e verbal nos lares ou diversas outras instituições. 

Observemos esse texto:
"Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro." Oséias 4:1-2


Olha o que ele diz no versículo 14:
"Eu não castigarei vossas filhas, quando se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram; porque eles mesmos com as prostitutas se desviam, e com as meretrizes sacrificam; pois o povo que não tem entendimento será transtornado." 
Oséias 4:14

Deus aqui está falando em hipocrisia. Assim como falou sobre o sábado.

"Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes."  Mateus 12:5-7


"E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?
Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, 
ele e os que com ele estavam?

Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?

E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado."

Marcos 2:24-27

"E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra."  Marcos 3:4-5

Ok... Parece que saí do rumo, mas não foi. Quero falar aqui que existe uma vontade de Deus escrita na Palavra de Deus. Sim. Havia uma ordem para guardar o Sábado. E os fariseus a desobedeciam, mas queriam punir os outros por desobedecerem. Jesus, além de revelar isso, mostrava o que de fato Ele queria e a dureza do coração do homem, como descrito em Marcos 3. 


"Quem é justo que atire a primeira pedra..."


Então me pergunto: E em se tratando de crianças????????


O que acontece é o que sempre aconteceu, A sede do homem por violência, querendo se justificar pra não mudar, porque não conseguem ganhar tempo educando no caminho do Senhor e dando o exemplo.

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
Provérbios 22:6

"A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção (ou disciplina) a afugentará dela." 
Provérbios 22:15

E isso requer, meu irmão, minha irmã, o resto de sua vida, no Caminho, dando o exemplo e ensinando... Gasta bem mais neorônios do que dar umas palmadas e esperar a criança se calar. 


DEUS GARANTIU QUE SE FIZER ISSO, TERÁ BOM ÊXITO.  (em Pv 22:6)!
(Quem nos guarda de todo o mal é Deus...)


Castigo dói mais e é mais eficaz. Cortar algo que goste. Tem tantas formas de correção e punição... Decidir amar é bem mais difícil que decidir ir embora. Bater resolve as coisas mais rápido, e eu sei que muitos pais apanharam e "estão vivos". Mas acho que as "palmadas" ditas é uma distorção da Palavra do Senhor. Se segundo os psicólogos (inclusive cristãos), gritar e chantagear não funciona, imagina bater... Basta compararmos o texto de Hebreus com a de Provérbios. Quando Deus fala para nós, adultos. E quando fala conosco, sobre as crianças. 

Chamaria a atenção para...

Adultos, criança é criança. Mostre a ela que você é o ADULTO. Amável, mas maduro. 

Impressionante, se você conquista respeito e tem autoridade, às vezes basta olhar e a criança obedece. Acontecia entre mim e meu pai. Acontece muito em mim e meus sobrinhos. E acho lindo quando eles obedecem mesmo sem querer. Aquela carinha emburrada obedecendo. Claro, sem nunca abusar da autoridade e sempre com motivos e razões. Acho lindo mesmo! :)


Como não sou mãe, às vezes preciso exercitar com meus sobrinhos, quando estão comigo.


Aí...  um dos meus sobrinhos só toma banho quente e só toma banho resmungando. O fruto da longanimidade está com a mãe, com certeza. Porque ela explica e ele resmunga, ela reclama e ele resmunga e assim vai, todos os dias. kkkkkkk. Então, um belo dia, levei-o para tomar banho e ele começou a ladainha que sempre faz com a mãe, dizendo que a água estava gelada. Mas não estava. Costume de reclamar. Então falei: 



__ Se começar, vou colocar água fria e você vai tomar banho de água fria de verdade.



Ele parou imediatamente e tomou banho brincando e cantando. Rss Sabe por quê? Porque ele aprendeu que não ameaço. Eu faço. E no momento certo, titia enche de beijo e abraço também! Amoooo demais!



Nunca precisamos gritar (não é fácil rs), nem bater. Precisamos fazer o que tem que ser feito e mostrar a eles quem é a criança e quem é o adulto. Acreditem, eles não só aprendem, como sabem diferenciar quem é quem. Querendo refugiar-se sempre em quem faz seus gostos. O problema é que tem muito adulto sendo criança e se trocando com a criança. Também esquecendo de dialogar, dar amor e carinho.



Acredito mesmo que a desobediência dos pais com os filhos, na palavra de Deus, trará consequências ruins no futuro. Afinal, é a Palavra de Deus. E o exemplo tem que vir de cima. Lógico. Quem tem capacidade para raciocinar nesse tempo? O adulto ou a criança? Castigando quando o filho estiver errado, sim! Faz parte da educação. Batendo, não! Acho que quem bate, é quem está com o descontrole da situação. É só uma criança... Faça o que tem que ser feito. Converse, se não funcionar coloque de castigo, ainda não? seja mais rígido e cumpra com a palavra, sempre conversando e por outro lado, elogie e ame também. Dê muito carinho. Ele saberá que ora erra, mas papai e mamãe fica feliz quando acerta. Estimule a prática do amor e carinho. E quando ele crescer mais, de vez em quando, que tal exercer a graça e a misericórdia?

Os pais precisam dar o exemplo. Para não as punir por seus próprios erros, como por exemplo deixar de dar carinho e amor e depois a punir por ser fria e distante. Ou querer que ela saia da net, quando você não dar um pingo de atenção pra ela, nem diz o porquê não é bom ficar tanto tempo na net, nem na tv. Não deixá-la assistir um programa ou filme ou novela, quando você está assistindo. Não educá-la no Caminho do Senhor, aprendendo e obedecendo ao Senhor COM ALEGRIA e depois castigá-la pelas coisas erradas que fizer OU POR NÃO TER AMOR PELAS COISAS DE DEUS. A culpa é dos pais. E ainda, criança cresce...



Conheço muitos pais hipócritas, que hoje tem filhos rebeldes e vivem colocando a culpa nos filhos... É... Não desistam! comecem a praticar e o seu testemunho, pode trazer eles de volta ao caminho do Senhor. Assim como vocês...

Lembrando de uma palestra que houve em minha igreja, com uma psicóloga, achei interessante acrescentar:


  • "Toda criança deve sentir falta, frustrações e raivas em seu processo de desenvolvimento.
  • Uma criança sem limites, não tem referencial, nem parâmetro. torna-se ansiosa.
  • O limite é uma expressão de amor. Quem ama, corrige e ensina. (Ou seja, gasta precioso tempo!)
  • A criança precisa aprender a perder para não se tornar um adulto que não sabe perder. Ela deve experimentar que as frustrações vêm e passam. E se assim não for, pode se tornar um adulto até criminoso, seria aquele caso do homem que mata a mulher porque ela o deixou... Bastava partir pra outra. Ele não sabe lidar com isso, com a perca. Ele precisa "dominar a situação...".

E as dificuldades que os pais sentem para estabelecer limites são justamente o que é necessário para se sentir o adulto da situação:


  • Insegurança pessoal
  • Medo de perder o afeto dos filhos
  • Dificuldade de suportar o desconforto dos filhos. Ou seja, dói ver o filho frustrado e triste...
  • Medo de ter a autoridade contestada."


Pais, os filhos vão agradecer mais tarde se em paralelo, você sempre demonstrar amor também. Não seja só o "disciplinador", mas o educador, que educa porque ama. Abrace, beije e elogie seu filho. Verá que o abraço de retorno com sorriso, tomara eterno , recompensará...



Filhos, se você tem pais que nem sabem do que estamos falando... Perseverem no caminho do Senhor e ore por eles. Você nunca será autoridade deles. Portanto, não desista em oração mas não obedeça nas práticas que entristece Aquele que te amou primeiro: Deus (2 Cr 30:7). Exemplo: Se você tem pais que amam outros deuses e vai fazer uma 'oraçãozinha' em casa.... Não faça! Se um pai pede pra acender um cigarro ou colocar cerveja. Não faça! etc etc



Meu pai não fuma, mas bebe, infelizmente. Digo a meu pai: me peça água, remédio, comida qualquer coisa e lhe darei. Veneno o senhor nunca vai receber de minhas mãos. E após passar o período de "reclamar", só pra me testar, hoje ele rir, agradece e já sabe que realmente cumpro. Tanto, que pede, quando tem 'alguém novo na área': Pede a Patricia pra ela pegar a cerveja...", rindo.



Ele me ama! e eu o amo! rs



Uma vez alguém me testou: "E se ele tivesse em cima de uma cama pra morrer, Patricia?" Aí respondi: "Seria porque ele bebeu a vida toda. Não porque não peguei bebida naquele momento. E é disso e outras coisas que quero preveni-lo. Não adianta. Essa culpa eu nunca levarei." 


Que possa te abençoar, edificar. Que o Espírito Santo de Deus nos ajude em tudo o que precisarmos. Em orientação, sabedoria, fortaleza, suporte, amor, ungindo a todos os papais e futuros papais (Eu! \o/ Se Deus quiser... rs) com a Sua benção sobre cada autoridade estabelecida por Ele.




"Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo." Colossenses 3:20-21






"Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo." Lucas 14:26








***Honra e glória ao Senhor Jesus.

                                                                                                       

                                                                                               


 Érica Patricia dos Santos Brasil.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?