"Carta Urgente"


Ao ouvir de algumas pessoas certos pontos sobre a pena de morte, citando textos bíblicos e defendendo que é a vontade de Deus, resolvi publicar esta carta enviada a uma pessoa, mas de grande valia para todos nós, crentes e 'novas criaturas' em Cristo Jesus. Àqueles que nasceram de novo pelo Sangue de Cristo. Não é um texto pequeno, mas necessário para a construção de um raciocínio correto.

Carta, ‘adaptada’, a você que crê em Deus, na Bíblia e defende a pena de morte, baseado no Velho Testamento. Leia com urgência esta carta.
Campina Grande 20 de fevereiro de 2013

A graça e a paz do Senhor...

Oremos: Senhor, Glórias sejam dadas ao teu nome por tudo que és e todos os teus propósitos. Quero neste momento pedir que esteja presente nesta conversa com esta pessoa, reconhecendo, Senhor, a nossa insuficiência e que só através do teu Espírito podemos chegar ao entendimento de Sua Palavra e fazer o teu querer. Usa-me como canal de tua graça e a abençoa ricamente. Peço-te e já te agradeço. Que tudo seja pra honra e glória do Teu Nome. Amém.

Sei que esta conversa seria muito melhor pessoalmente, mas temos que dar graças por termos este meio senão nem haveria possibilidades. Peço que não olhe para títulos nem para idade nem para nada porque aprouve a Deus usar quem Ele quiser para ser instrumento de sua vontade. E saiba que escrevo com todo amor, cuidado e carinho. Não se sinta ofendido(a) nem desafiado(a) em nenhum momento. É apenas uma exortação em amor e por amor a você e a todos a quanto o(a) ouvirem. Imprima e guarde este material em seu coração como uma das coisas mais preciosas que Deus já enviou a você, porque, creia, vem de Deus. O Senhor dos senhores e Juiz dos juízes, o nosso Mestre e nosso Consolador. E Ele é aquele que cuida de nós de uma forma coletiva, visando seus propósitos e seu querer, mas também de uma forma individual e especifica. Demonstrando sua misericórdia e seu amor por nós todos os dias, quando O buscamos ou não. Muitas vezes, Ele vem até nós, quando nós nem teríamos condições de convidá-lO. Assim Ele fez quando veio e morreu na cruz para nos salvar... De forma que nunca temos como agradecer, a não ser com nosso viver. Então vamos lá...

...A Bíblia fala de muitas mortes no Antigo Testamento. Isso está escrito. Mas será que o que está escrito na Palavra é a vontade de Deus? Davi matou um homem. Porém a Bíblia diz: “Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR. “ 2 Samuel 11:27. E a esse mesmo, Deus fala: “Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.” Atos 13:22. Isto é só a introdução...

E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.

Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,

E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.

E destas coisas sois vós testemunhas.

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Lucas 24:44-49


Queria começar por Caim e Abel. Caim matou Abel por inveja. Matou-o inocentemente e Deus o tinha avisado de não fazê-lo (Gn 4:7), mas ele desobedeceu ao Senhor e fez. Deus falou pessoalmente com ele. Mas ao executar seu irmão covardemente, ele recorreu ao Senhor. E é certo que ele teve suas consequências e que Deus o puniu; mas, por ter recorrido ao Senhor, olha o que Jesus faz:

“Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.

Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.

O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.”
Gênesis 4:13-15.

             Não só isso, como também Adão e Eva. Deus falou que certamente morreriam e eles desobedeceram e “morreram”. ESPIRITUALMENTE. Perderam a comunhão com Deus.

Desde o Antigo Testamento é notório a graça e misericórdia do Senhor acima do erro do ser humano.  Eles pecavam e ao recorrer ao Senhor Deus o perdoava e tornavam a errar e clamavam e Deus torna a perdoar e assim vai... Então porque tantas guerras no antigo Testamento?

Deus pega as coisas visíveis para que compreendamos as espirituais. Lá em Efésios 6, Deus fala:

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.Efésios 6:12

Há um mundo espiritual. E Deus profetizava que uma Nova Aliança seria feita entre Deus e o homem. Através da morte de Jesus podemos receber o Espírito Santo e compreender as Escrituras de outra forma. De forma espiritual.

Mas como eu saberia o que é ser cego espiritualmente, se não existisse cego de verdade?

Como eu saberia o que é está doente espiritualmente se eu não soubesse o que é doença?

Como eu saberia o que é guerra espiritual, se não houvesse guerras no mundo?

Das coisas visíveis, ele mostra as invisíveis. Daí tantas parábolas. Vamos analisar alguns textos. Que mostra a vontade do Senhor escrita na Palavra do Senhor.

“Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro. Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados.” Oséias 4:1-3

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que proferir um insulto a seu irmão, estará sujeito ao julgamento no tribunal; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu DO FOGO DO INFERNO.
Mateus 5:21-22

“E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.” Joel 2:13

“Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” Oséias 6:6

“Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.” Êxodo 34:6-7

Mas Deus não só falava. Deus mostrava com seu testemunho, sua graça e misericórdia. E assim fez Jesus ao chegar aqui na terra. Mostrou com exemplo como se deveria agir. Depois, Ele nos falou que agora que somos “novas criaturas” (1 co 5:17), através do Espírito Santo de Deus, agíssemos da mesma forma (1 Jo 2:6) e não como quando não conhecíamos a Deus (Ef 2 e 4) porque dEle é a vingança!

"Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.” Sl 119:24

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. ão te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:19-21

E tão certo como brilha o sol todos os dias, este dia chegará. Implorando eu ainda pelas misericórdias do Senhor sobre todos em que o diabo tem dominado e escravizado e fazendo todo tipo de imundícia com eles corrompendo-os e fazendo todos nós fazermos coisas que às vezes nem gostaríamos de fazer:

“Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.” Romanos 7:15
             A Bíblia fala que os santos irão ser mortos. Não fala que matarão. E que Ele mesmo nos vingará. Assim ensina o livro de Apocalipse ou estou errada? Porém, Ele nos reanima, lembrando; como faz em todo tempo, que nossa Esperança não se limita a esta vida, mas a vida eterna com Ele...

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” Apocalipse 214-7

Porém, nós, os que temos o Espírito Santo, temos o privilégio de termos o Espírito Santo lutando com a gente contra nossa carne que também muitas vezes deseja o que é mal perante o Senhor. Temos desejo de nos vingar quando alguém nos faz mal. Olhamos com cobiça às vezes pro que não devemos, mentimos, e tantas outras coisas. Isso é mal (Tg 1:13-15). Mas, ao não cometer o ato, Deus nos agracia, nos reanima e nos fortalece. Também se vingará por nós. Como? Isso pertence a Ele e a homem algum. Tem mais. Se a pessoa se arrepender e Ele quiser perdoar, Ele perdoará. O homem é que muitas vezes não perdoa. “Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.” Romanos 9:15-16. Talvez alguém ache injusto da parte de Deus, mas Ele diz...

“Mas, ó homem, quem és tu, para discutires com Deus? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?” Romanos 9:20-21

“Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não entrarei na cidade.” Oséias 11:9-10

            Sim, temos ódio do pecado e nos alegramos na justiça. E Deus se alegra com isso. Porém:

AQUELE QUE NOS FARÁ JUSTIÇA, TAMBÉM PEDIU PARA PERDOAR. Olha que lindo...

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”

Mateus 5:6-7

Você acha que é por acaso que estes dois versículos estão juntos? Não é.

O livro de Romanos (o capitulo 3 é excelente pois fala de lei e graça muito explicadinho) nos ensina que nenhum homem é justo diante de Deus. Que a lei existe para que se torne manifesto o pecado do homem e só assim podemos reconhecer a graça de Deus em nossas vidas. Não vivemos mais no tempo da lei, mas no da graça e isso é privilégio, porém também dura sentença para alguns que esnobarem isso. Por isso ele diz “Onde abundou o pecado, superabundou a graça”. A lei existe para que percebamos que ninguém cumpre a lei 100% e que:

“qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.” Tiago 2:10-11

Entenda-se assim todos os ‘trocentos’ mandamentos do Senhor. Porque Aquele que disse que não matasse, também disse:

"Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." 1 Coríntios 6:10 

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." Apocalipse 21:8 

Você acha que a justiça do homem pune, por exemplo,  o ‘mentiroso’ da mesma forma que o ‘assassino’? Deus sim! Para quem não exercer misericórdia. Para os que não se arrependerem. Um coração humilde, arrependido e quebrantado comove o coração de Deus. Porque mostra que reconhecemos quem Ele é de fato e quem somos diante dEle. Nós devemos ter a mente de Cristo:

Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Corintios 2:16.


E só Deus sonda os corações de todos os homens sabendo quem punir e na medida certa de punir. E eis que fará, com todos!

“Ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens.” 1 Reis 8:39-40

            E aí você pode pensar que estou defendendo isso porque estou em pecado. Não. Estou defendendo a Palavra de Deus. Mais especificamente, a vontade de Deus na Palavra de Deus. Pois Deus diz:

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
1 João 1:8-9

            E seja verdadeira a Palavra de Deus e mentiroso o homem.

            Por isso, por tudo isso, peço que leia mesmo Mateus 5 e 6 (Deus explica sobre as leis); Oséias 4; o livro de Romanos, especificamente Romanos 3 e Tiago 2 e atente a estas palavras:

“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.”  Tiago 2:8-9

‘Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.”
Mateus 12:7-8



“Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” Mt 9:13

“Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.” Tiago 2:13

            Lembremos que o próprio Jesus veio para nos dar testemunho de como agir (Lucas 23:34; Atos 6 e 7), sabendo nós que nunca seremos como ele, pois nunca seremos 100% divinos. Então, visto que, todos estariam separados de Deus e somente por Ele viemos a ter entendimento, não há mérito nenhum em nós:

“Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?” 1 Coríntios 4:7

            Os bandidos, eles mesmos tem impressos em seu coração a pena de  morte. E não são tolerantes: “Não gostei, mato!”. Idólatras, estupradores, ladrões, viciados, adúlteros, mentirosos, psicopatas, egoístas, avarentos, todos não teriam salvação, nem perdão, nem libertação da mente escravizada se Jesus não tivesse morrido por todos nós sendo nós ainda pecadores. Rm 5 e nos libertando da maldição da lei (Gl 3:13) e das mentiras do diabo (João 8:32-58).

Quanto ao que não crer, não se preocupe. Eles JÁ estão condenados.

A ordem de Deus é:

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”  Marcos 15:15-16


“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” João 3:36


            Que Deus abençoe sua vida e ainda o(a) use muito levando as Boas Novas de Salvação a todos os homens. Corrigindo, exortando, ensinando, com toda paciência e na Sã Doutrina. E que o Espírito Santo o(a) fortifique, console  e reanime em suas tribulações.

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.”
1 Pedro 5:6-11

Termino meu texto com alegria no coração. Fique na paz do Senhor. E, para que a última palavra seja de Deus e não minha...

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” Colossenses 3:1-2

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” 1 Coríntios 13:1-3

A imagem foi de propósito, visto que sou uma menina e Deus disse: "Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento."
1 Coríntios 14:20


Érica Patricia S. Brasil

** Toda honra e toda glória sejam dadas ao Senhor.




Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?