Tudo o que peço, em oração, eu recebo?


Este versículo é verdadeiro?

"E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis."  Mateus 21:22

Teve dúvida que sim? Claro que é! Está na Bíblia! Porém, se pegar esse versículo isolado, você pode ter a sensação, em sua vida, como sendo mentiroso (o que não é!). Pois NEM TUDO o que pedirmos (nem no nome de Jesus!) receberemos. Por quê ???
Acontece que a Bíblia explica e complementa a própria Bíblia.
Assim como em 1 Co 6:12

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas."

Parece aqui, que é apenas um conselho. Mas em 1 Co 10:23 Deus complementa o versículo e nos dá razão do por quê não devemos fazer todas as coisas...

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.“

Ora, se algo não edifica, então, ou destrói ou paralisa a pessoa. Então, agora sim, você pode responder qual a verdadeira vontade  do Senhor Jesus. 

Tomar como verdadeiro o versículo de Mt 21:22 ou de Mc 11:24, sem analisá-lo no contexto Bíblico, seria como se a Bíblia não precisasse de todos os livros para se complementar. Este versículo é verdadeiro, porém, vejamos do que se trata:

Em Mt 6:10, Deus fala que em nossa oração devemos pedir para o Pai fazer a Sua vontade e vir o Seu Reino. Isto se confirma quando Jesus, dando o exemplo, em oração, pede para o Pai fazer, não a vontade de Jesus, mas a do Pai (Mc 14:36). Mt 7:7-12 se completa com Lc 11:9-13 quando Jesus mostra o coração sensível do Pai, para dar coisas boas  aos filhos, mas Ele deixa claro o alerta para o bom entendedor em Lc 11:13 que o Pai dará o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem (Eis a coisa boa!). Indiretamente, Jesus fala: "Peçam o Espírito Santo". Aqui, como em muitos outros textos, Ele nos mostra com o que devemos nos preocupar e como devemos orar. As demais coisas, Ele sabe do que precisamos e cuidará (Lc 12:29-30). Jesus diz que devemos nos preocupar com as coisas do seu Reino e todas as demais coisas nos serão acrescentadas. (Lc 12:31).


Em João 14:13 Jesus diz que fará tudo o que pedirmos em Seu Nome, AFIM DE QUE o Pai seja glorificado no Filho. Isto é, Ele realizará as coisas que glorifica o seu nome, o seu Reino, as coisas que darão testemunho dEle.

Em Tiago 4:3-4, Deus torna a lembrar que, quem ora se preocupando com as coisas deste mundo ou segundo os seus prazeres (interesses, egoísmos), pede mal e não recebe. Ele não se contradiz, pois todo o tempo Deus fala que atenderá o coração daquele que pede segundo a vontade do Pai e que não entre em desacordo com suas leis, seus mandamentos. Isto está escrito em Jo 14:14-15. Tudo se confirma ainda em 1 João 3:22 e 1 Jo 5:14: Se pedirmos alguma coisa, segundo a vontade do Pai, tendo os seus mandamentos na mente e no coração e fazendo o que lhe é agradável, creiamos que temos recebido (fé) e receberemos. Sem esquecer: Deus deixa claro que devemos nos preocupar com as coisas do Alto, não do mundo.


A Bíblia não tem livros independentes, nem capítulos, nem versículos. Não podemos tirar nem pôr nada a mais do que o que já está escrito. Por isso, para entender alguns versículos (ou capítulos), precisamos analisar o contexto e outras passagens sobre o mesmo assunto (se preciso), na consciência de que as passagens se complementam, podem tratar de coisas diferentes, mas não se contradizem. Deus nos alerta sobre isso em Mt 22:29, Jo 5:39 e, entre outras,


"Ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os IGNORANTES E INSTÁVEIS DETURPAM, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles. Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno"2 pedro 3:16-18


Ignorantes e instáveis nestes casos são todas as pessoas que não tem o cuidado de analisar os textos como Deus pede antes de sair pregando por aí como verdade absoluta, cometendo heresias, adoecendo pessoas e fazendo as pessoas desconfiarem e ficarem tristes com Deus.





Contudo, não esqueça que, assim como um bebê não fala, nem anda, antes de chegar o seu tempo, Deus determinou um tempo para todas as coisas debaixo do sol (Ec 3). Não deixe de sonhar, nem de orar, muito menos sabendo que oração é o seu relacionamento com Deus. Mas não andeis ansiosos nem preocupados com esta vida, afinal "qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?"  Lc 12:25-26



Enquanto espera, vá agradecendo por tudo que Deus já fez, está fazendo e vai fazer para honra e glória do nome dEle e testemunho, entre os homens, do Seu amor, sua verdade e cuidado conosco...



Para honra e glória do Senhor...

Érica Patricia S. Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?