"__ E se tudo for uma mentira?"


Graça e paz do Senhor a todos os que lerem este texto. 


Senti-me pressionada a escrever este, por causa da quantidade de 'simpatizantes evangélicos' ('simpatizantes de Jesus', 'simpatizantes da Bíblia') que encontramos em nosso meio. 

Simpatizantes evangélicos seriam pessoas que simpatizam com o que falamos, até creem em Jesus, até sabem de tudo o que Ele fez, que Ele morreu por nós, mas parece que não atentaram para a importancia do seu chamado. São pessoas que se afastaram da igreja mas dizem crer, que simplesmente frequentam cultos, que não lêem a Bíblia ou se contentam em não entender alguma passagem da Bíblia e deixam pra lá. São aqueles que não evangelizam para "respeitar" a religião do outro e que simplesmente estão caminhando como mero convencidos da Palavra. Onde está o Espírito Santo dentro dessas pessoas?

"E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado." 1 João 3:24

Refletindo o porque essas pessoas ainda não atentaram à importancia de estar na obra de Deus, concluí que só pode ser porque não confiam plenamente na Palavra de Deus. Não conhecem plenamente a Palavra de Deus e, logo, seu conhecimento de Deus ainda é um tanto quanto limitado.

Acho que tais pessoas vivem se perguntando: 
"Mas, e se tudo for uma mentira?", 
"E, se 'não for bem assim' "? Ou...
 "acho que cada um vive de acordo com seu entendimento." 
"Cada um interpreta como quiser a Bíblia". 

Posso pensar em várias formas de responder essa pergunta, de forma a garantir: Não. Não é uma mentira. E além de não ser uma mentira, é a única e absoluta Verdade.

Você já teve um encontro com Deus?
Você sabe quem é Jesus?
Onde está sua mente de Cristo? 1 Co 2:16
Onde está sua crucificação com Cristo? O velho e o novo homem?

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." Gl 2:20


Você tem noção que mesmo 2012 anos após a vinda de Cristo, ainda existem milhares de testemunhas dEle? Pessoas que não só crêem na Bíblia, mas que tiveram uma experiência com Ele, que dizem "mesmo que você não creia, eu creio, porque eu o conheço de andar com Ele, eu tenho experiência com o Espírito Santo. Eu sei que é Deus!". O eis-me aqui, assim como deu Maria e inúmeras outras pessoas! 

"Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua Palavra." Lc 1:38

Paulo também foi uma dessas pessoas, Moisés, Davi, Ana, Raabe, Jó, eu, você e tantas outras. Pra honra e glória do Senhor, porque foi Ele quem teve misericórdia de nossas vidas e se revelou a nós. 

Analise os seguintes versículos:

"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." 1 João 2:3-6

Penso como alguém que diz conhecer Jesus, não confia na Palavra dEle. É impossível. Assim como uma pequena história que ouvi de um pregador americano:

"Um rapaz estava atrasadíssimo para uma reunião e ao chegar, ainda ofegante, fala:

__ Desculpem-me o atraso. É que acabei de ser atropelado por um caminhão.

Todos na reunião se entreolham surpresos porque o rapaz estava simplesmente intacto. Bem vestido, limpo, cabelo arrumado. Então o diretor fala.

__ Ou você está louco. Ou mente."

Por que o diretor chegou a essa conclusão? Porque é impossível alguém acabar de ser atropelado por um caminhão e não ter marcas no corpo.

Assim é todo aquele que verdadeiramente tem um encontro com Cristo. É impossível que sua vida não mude. É impossível não o impactar e não trazer em si as marcas desse encontro.

"Àquele que diz que está nEle, também deve andar como Ele andou".

Como você tem andado? Andado contra ou a favor da correnteza? andado segundo o curso deste mundo ou segundo a vontade de Deus? Tem seguido os passos de Jesus ou do diabo?

Peço desculpa pela franqueza. mas assim Deus nos define em Ef 2:2.

"Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência." 
Efésios 2:2

Ele fala aqui que houve um tempo, o tempo em que 'estáveis mortos de vossos delitos e pecados' (Ef 2:1). Esse tempo realmente já passou pra você ou ainda vive se enganando que não precisa se alimentar das coisas espirituais para poder compreender o Espírito de Deus, a vontade de Deus, o amor de Deus, o próprio Deus?

Então, Paulo continua...

"Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." 
Efésios 2:11-13

"Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus." 1 João 3:9

Poderia pegar infinitos textos que argumentassem como deve se portar um filho de Deus, mas o mais importante é: Quantas pessoas creem de fato na Palavra e por isso agem conforme crer? Como um Filho de Deus passa simplesmente uma vida, se contentando em ouvir apenas a Palavra no culto (ou na missa - ou na célula - ou...) e não se preocupa em crescer na Palavra, em conhecer de fato o Deus da Palavra, a Palavra de Deus. Como terei noção da plenitude e de todas as definições de Deus? Como saberei qual a vontade de Deus? Apenas por experiência? Como terei noção se estou debaixo de um ensino genuíno se eu não tiver a Palavra?  Será que foi à toa que Deus disse para examinarmos as Escrituras? ou "Vinde e APRENDEI DE MIM porque sou manso e humilde de coração"? E se Deus me chamou, para que Jesus me chamou? Como contribuo pro Reino de Deus, estando ainda na terra?



"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
Romanos 12:2

Quero que atente para três versículos:

"Por isso Diz: Quando Ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens" Ef 4:38

"Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem. " At 5:32

"Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. " At 2:38

(Faço aqui uma ressalva, se você acha que ainda não tem o Espírito Santo dentro de si, peça ao Pai: "Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?"  Lucas 11:13)

Continuando... O Espírito Santo nos foi dado. Deus distribuiu dons aos homens conforme a vontade dEle para edificação da igreja. Não posso citar aqui todos os textos, mas indicaria pra você ler Romanos 12; 1 Coríntios 12; 1 Coríntios 13; 1 Coríntios 14; Efésios 4 e não tiraria nenhum versículo para que você pudesse entender a respeito dos dons que Deus nos deu juntamente com o Espírito Santo. 


Ele explica para que foram distribuídos estes dons. Para edificação da igreja, para que unidos, bem ligados, possamos cuidar uns dos outros, possamos testemunhar aos incrédulos que Cristo vive, que Deus existe e que nós somos suas testemunhas, realizando muitas vezes coisas sobrenaturais aos olhos do mundo, para que assim vendo possamos dar glórias a Deus e o mundo testifique que o Espírito Santo está em nós. Para que vendo nossas boas obras, deem graças ao Pai.

Sendo assim, por quanto tempo ainda você andará displicente, distraído? Por quanto tempo ainda não dará importância para o que Deus lhe chamou para fazer? Você sabe qual seu dom? Você tem servido a Deus com excelência no dom que Deus lhe deu? Você tem se aperfeiçoado no seu dom? Tem orado, tido comunhão com Deus; tem buscado, por amor, dons, para abençoar outras pessoas?

Atente para "Aquele que diz que está nEle, também deve andar como ele andou". Existe uma postura de fé. E uma postura de agir. Você está deixando o dom de Deus dormir em você? Sinto-me obrigada a te alertar sobre João 15:6 e 8 

"Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem... Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos."

Como sempre faço, aconselho você ler todo o texto e ter uma noção maior do que Deus está falando neste versículo.

Sei que poderá doer um pouco no coração de alguns, mas tenha como uma exortação em amor: Creio eu que Deus nos cobrará segundo o que nos foi confiado. Não deixe o maior presente que Deus lhe deu, morrer somente com você. Abençoe outras pessoas e seja útil na edificação da Igreja. Para não te colocar fardos, porque Jesus é o que tira nossos fardos, Ele quer que você seja útil e edifique nos dons que Ele te confiou. 

Não passe a vida pensando que você tem que fazer tudo ao mesmo tempo. Servir a Deus com excelência naquilo que Ele te designou pra fazer... Cada um na sua função, desempenhando com amor e tendo igual cuidado uns com os outros porque todos os membros são necessários. Entendamos que você não pode cobrar do outro o dom que Deus lhe deu e nem o outro pode cobrar de você o dom que Deus deu a ele. No entanto, há dons que todos devem buscar ou devem ter. Deus te instruirá. 

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." 1 Coríntios 13:1-3




Há uma multidão de pessoas indo pro inferno, amados de Cristo. Há pessoas sendo enganadas, oprimidas, perecendo, enfermas, desanimadas, mortas, encarceradas, cegas, surdas, mancas,  fisicamente e espiritalmente falando. É certo que Deus não precisa de nós para fazer o que quer que deseje, mas Ele conta conosco e para isso fomos chamados e estamos no mundo. Por isso Deus, ao orar para ao Pai em João 17 falou "não peço que os tire do mundo, mas que os guarde do mal". Porque nós somos a luz do mundo, o sal da terra. Ou ao menos deveríamos ser...  

Depois de chamados, de obedecer, cresçamos no aperfeiçoamento de nossos dons e endireitando nossos caminhos para que Cristo cresça em nós, nós diminuamos e o mundo possa ver a luz de Deus brilhar em nós.

Não,  meu irmão, minha irmã; a Bíblia não é uma mentira e tudo que nela está escrita é necessário. Deus não quer admiradores. Deus quer seguidores. Desperta tu que dormes e esteja pronto para servir. "Como um bom soldado de Cristo".

Termino meu texto citando um texto já escrito e publicado no meu facebook: 

Você tem se arrependido de seus erros? 
Tem pedido perdão a Deus e buscado transformação?

Tem feito a diferença no seu trabalho? Na sua casa? Na igreja? Tem sido LUZ? Tem falado de Jesus pras pessoas? e levado consolo, exortação e repreensão, COM MANSIDÃO, aconselhando, segundo a Palavra de Deus?


Você acha que está sendo testemunha de sua salvação e justificação por Jesus, mesmo com a consciência de nunca chegar a PERFEIÇÃO dEle?





Que o Espírito Santo de Deus ilumine você para entender essas palavras...






'Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.' Mateus 5:14-16 "



Honra e Glórias ao Senhor eternamente.
por: Érica Patricia dos Santos Brasil



Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?