SOBRE DONS DO ESPÍRITO SANTO




"Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens." Ef 4:8


Dons do Espírito Santo são como "presentes" dados por Deus a quem recebe o Espírito Santo. Os dons capacitam os homens a realizar obras aquém da capacidade humana, para a glória de Deus. Afim de que os homens testemunhem o poder, a excelência e o cuidado de Deus.

É importante lembrar que batismo no Espírito Santo é diferente da manifestação dos dons do Espírito Santo. Batismo significa imersão, então seria o momento em que uma pessoa recebe o Espírito Santo em si, e junto com Ele a revelação da Verdade e já os seus devidos dons. A manifestação seria o momento em que Deus manifesta o seu poder através daquela pessoa. Sempre com o fim de edificar a igreja e, no caso de dom de línguas, edifica a si mesmo. Os dons devem ser aperfeiçoados e administrados com a maturidade na vida cristã. Pedindo sempre a Deus discernimento e tendo sempre uma vida de comunhão e oração. Para que Deus o conduza como Ele quiser, segundo Sua vontade.

"Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil."  1 Co 12:7

Uma pessoa não possui todos os dons. Por quê? Para não ser auto-suficiente. Nem se apartar de alguns ou da igreja, quando der vontade. 

Você é importante no corpo. O corpo precisa de você. Por isso precisa está ativamente ligado ao corpo e não só recebendo (Os novos convertidos devem aprender com paciência e Deus irá instruindo e capacitando). 

Tua função é importante e preciosa. Mesmo que alguns não achem. Mas também, o outro é importante no corpo, quer você queira, quer não. Você também precisa do corpo. Não pode ser só por amor ao Senhor. É por amor ao outro também. Lembrando que você só pode ter dons de Deus se tiver o Espírito Santo de Deus. Precisa administrá-los e usá-los para a glória de Deus. 

Deus dá mais de um dom a alguns. É imprescindível que seja por amor a Deus e ao outro. 

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." Mateus 7:21-23

"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." Romanos 12:10

"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros." 1 João 4:10-11

"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens" Colossenses 3:23

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." 1 Coríntios 15:58

"A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes..." 1 Co 12:1

"...Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários...para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros." 1 Coríntios 12:21-22.25

"Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja." 1 Coríntios 14:12

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" Ef 4:11-12

"de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor." Ef 4:16

"...Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros..." Romanos 12:4-5



"E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.


Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.

Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações,
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém." 1 Pedro 4:7-11



Conselho: Ler o texto todo de cada capítulo citado.


És perfeito, meu amado Pai...






*Por: Érica Patricia dos S. Brasil

*Honras e glórias ao Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?