MINHA DEFINIÇÃO SOBRE O PERDÃO


Mais um texto sobre perdão...
(Sem 'teorias'. Praticamente)

"Não rejeiteis, pois, a vossa
 confiança, que tem grande e 
avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que retrocedem para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma."  Hebreus 10:35-39


Tenho visto muitas pessoas falando sobre perdão. E, quer queira quer não há momentos que refletimos sobre isso. Lembro quando Jesus disse que não mais se lembraria de nossos pecados. E acredito que para isso, o Espírito Santo nos quebranta, nos convence do pecado e nos faz ter um arrependimento sincero para com Deus. De forma que, é notório, biblicamente, que sem arrependimento sincero, não há conversão, há engano. Então, o que seria "perdoar" para nós, humanos? Tentei imaginar as mais variadas formas de situações e algumas situações extremas na Bíblia. E, mais uma vez, aqui está "A minha definição sobre o perdão..."


"Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais." Hb 8:12

Perdoar não é esquecer. Muito menos lembrar sem dor, muitas vezes. Algumas coisas dar para lembrar sem dor. Outras, não. Pelo menos, até que haja reconhecimento, perdão e reconciliação. Mas isso não significa não perdoar.
  • Perdoar é orar por alguém que te feriu. 
  • É não desejar o mal. É querer o bem dela. 
  • É querer que ela enxergue seus erros e ter misericórdia, se não se arrependeu. 
  • É justificar e pensar que se foi só com você, ela não é mau, apenas errou com você. 
  • É pedir a Deus que a perdoe. 
  • Se é algo que a pessoa faz com muita gente, é orar para que ela venha ao entendimento, que uma vida eterna existe com Cristo e sem Cristo. 

"E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes." Lucas 23:34

"Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro." Isaías 43:25

  • É pedir a Deus que envie o Espírito Santo que a convence do pecado, que quebrante seu coração, que a transforme. 
  • É poder olhar e dizer: "Sustenta, Senhor... Se Tu perdoaste, quem sou eu para não perdoar!?" E muito se alegrar. SE algum dia você a ver servindo verdadeiramente a Deus, mesmo que ela não tenha vindo até você para pedir perdão.
  • É oferecer a outra face, e ter a esperança de que ela cuide com carinho desta vez, SE algum dia a vida te colocar no caminho dela, juntos outra vez.
  • É ficar feliz quando as pazes são feitas. Se houver arrependimento sincero, e dar um suspiro de alívio, abraçar(ou não) e prosseguir. 
  • É relevar pequenas coisas, de coração. 
  • É acreditar que em tudo tem propósitos. 
  • É confiar que Deus sonda os corações. 
  • É saber que até mesmo decepção com pessoas, levam-te para mais perto de Deus... 
  • Enfim, perdoar tem tudo a ver com AMAR... 
"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, 
porque esta é a lei e os profetas." Mateus 7:12


"E [José] retirou-se deles e chorou. Depois tornou a eles, e falou-lhes, e tomou a Simeão dentre eles, e amarrou-o perante os seus olhos." Gênesis 42:24

"José se apressou e procurou onde chorar, porque se movera no seu íntimo, para com seu irmão; entrou na câmara e chorou ali. Depois, lavou o rosto e saiu; conteve-se e disse: Servi a refeição." Gn 43:30-31

Não. Ele não esqueceu. Ele sentiu dor. E fazia anos... Mas se alegrou!

"E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e depois seus irmãos falaram com ele." Gênesis 45:15

A melhor parte em uma discórdia é fazer as pazes em sinceridade de coração.


"Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.
Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos.
E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus?
Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.
Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles."
Gênesis 50:17-21


Quanto a mágoas, se você está em Cristo e permanece nEle, você conhece o Deus que é Poderoso para destruir os inimigos, restaurar laços, renovar amor, unir no mesmo Espírito e te impulsionar, junto com irmãos, rumo ao Alvo! Celebremos o Deus da vitória. Deus não nos dá uma ordem que não nos capacite a praticar. NEle, somente nEle, temos a vitória. A alegria é imensa porque a Sua Palavra é eficaz . E Ele nos lembra....



"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." Filipenses 2:13

"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." Romanos 8:37


"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28


"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos." 2 Coríntios 4:8-9

"Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." 2 Coríntios 4:7


"É necessário que Ele cresça e que eu diminua." João 3:30





Por: Érica Patricia dos Santos Brasil
06 de Março de 2014

** Honras e glórias ao Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?